Dados do Município
Sapezal - MT
Tamanho do texto:
Origem do Nome
O nome Sapezal é termo de origem Tupi – SSA’ pé: o que alumia + al sufixo que designa quantidade. Sapé é uma espécie de capim da família das gramíneas, conhecida pela propriedade de se cobrir ranchos. No dizer da língua Tupi é um capim brilhante, que ilumina, que “lumia”. Ou seja, designa lugar de muito sapé.
Data de Instalação
A Lei de número 6.534, de 19 de setembro de 1994, de autoria dos deputados Antônio Joaquim e Jaime Muraro,sancionada por Júlio Campos, criou o município de Sapezal. Nas eleições de 03 de outubro de 1996, foi eleito André Antônio Maggi, como primeiro prefeito de Sapezal com 98% dos votos.
Dependência Genealógica
O Município de Cuiabá deu origem ao Município de Nossa Senhora da Conceição do Alto Araguaia Diamantino (Diamantino), que deu origem ao Município de Campo Novo do Parecis, do qual originou-se o Município de Sapezal.
Localização
Localizado na latitude sul 13º 32’ 48”, longitude oeste 58º 48’ 55”, na Mesorregião 127, Microrregião de Parecis (Nº04), Chapada dos Parecis, médio norte do Estado do Mato Grosso, região Centro-Oeste do Brasil. O município de Sapezal possui hoje uma área de 13.696 km2, sendo 4.934 Km2 de área indígena. Está a uma altitude de 561 metros acima do nível do mar, e localiza-se a 515 km da capital do Estado, Cuiabá.
  Limites
 Inicia-se na confluência dos Rios Juruena e Papagaio; deste ponto segue pelo Rio Papagaio acima, até o mesmo atingir a rodovia Nova Fronteira; por esta rodovia, sentido Sapezal MT-170 até o ponto sobre o Rio Verde; por este Rio acima até atingir a linha imaginária do paralelo 14º00’00”S; daí segue por este paralelo, no sentido Leste-Oeste, até alcançar o Rio Juruena; segue pelo Rio Juruena abaixo, até a confluência com o Rio Papagaio, ponto de partida.
 
Distância dos Principais centros
 
Cuiabá
505 Km
Campo Novo do Parecis
105 Km
Tangará da Serra
260 Km
Campos de Júlio
50 Km
Comodoro
130 Km
Vilhena
240 Km
Porto Velho
950 Km
Campo Grande
1.174 Km
 
 
ASPECTOS TERRITORIAIS
 
Relevo: O município de Sapezal possui relevo plano a levemente ondulado com declive de até 3%. Localizado na Chapada dos Parecis, na região médio norte mato-grossense.
Solo: Formação geológica com coberturas não dobradas de Fanerozóico, situada na Bacia Mesozóica Parecis. Solos presentes no município: Latossolo Vermelho, Latossolo Amarelo e Areia Quartzoza. Possui baixa fertilidade (definida pela disponibilidade de nutrientes no solo); boas características físicas e/ou morfológicas. Possui aptidão para a lavoura mecanizada, fruticultura, pecuária, tal aptidão se dá pelos grandes trechos de terra plana, sem grandes acidentes geográficos.
Vegetação: O cerrado caracteriza-se por árvores baixas, de caule e galhos retorcidos, árvores bem espaçadas umas das outras. O espaço entre elas é ocupado por arbustos ou grama. As espécies mais comuns do cerrado são: pau-de-terra, pequi, mangabeira, barbatimão, quineira branca, lixeira e faveiro
Clima: Possui clima tropical quente úmido, com duas estações bem definidas: chuvosa e seca. O período das chuvas compreende os meses de setembro a abril com umidade relativa do ar, em média, de 80%. O período seco, de maio a agosto com umidade relativa do ar de 20%. Possui temperatura média anual entre 24ºC e 35ºC. Pluviosidade anual em torno de 2.100 mm.
Hidrografia: O Município tem como principais rios: Rio Verde, Rio Buriti, Rio Papagaio, Rio Juruena, Rio Águas Quentes, Rio Sapezal e Rio Sacre.
Os Rios Sapezal, Água Quente, Rio do Calor e o Córrego da Lagoa nascem dentro do território do município.
 
Concentrações Populacionais Indígenas
 O Município de Sapezal possui duas etnias indígenas presentes: a Etnia Paresi e a Nambikwara. O povo Paresi mora no território indígena Utihaliti (Utiariti). O povo Nambikwara reside na terra indígena Tirecatinga. Temos também uma pequena parte do território do povo Enawenê-Nawê, que fica dentro do Município de Sapezal, sendo que a maior parte de seu território e o acesso a esse povo fica nos Municípios de Brasnorte e Juína.
 

Prefeitura Municipal de Sapezal
Estado do Mato Grosso - Fone: (65) 3383-4500