No mês de dezembro foi iniciado o período de inscrições no CQTR (Centro de Qualificação, Trabalho e Renda) para mulheres interessadas em atuar na indústria têxtil. O espaço, da Secretaria Municipal de Assistência Social, foi inaugurado no mesmo mês, com o intuito de capacitar futuras empresárias do ramo. As 10 máquinas industriais de costura, também foram adquiridas pela secretaria.
O treinamento iniciou logo após diversas etapas, como as inscrições e seguintes reuniões esclarecedoras sobre o projeto. “As etapas se fizeram necessárias para elencarmos pessoas que realmente têm interesse em atuar neste ramo têxtil. Não é apenas um curso de corte e costura, como os que são oferecidos frequentemente no CRAS, mas sim o início de um empreendimento, onde as capacitadas serão instruídas tanto na confecção como na gestão de seus futuros negócios”, destacou Odete Maggi, secretária de Assistência Social.
O treinamento terá duração de 90 dias e conta ainda com a parceria da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e do Instituto Mato-Grossense de Algodão – IMA, conforme termo de cooperação assinado pelo Instituto e Prefeitura de Sapezal.
Na terça-feira (31) foi a vez do Sebrae orientar as 13 participantes, realmente interessadas, das 74 inscritas, sobre o processo de andamento destes 90 dias de treinamento, e a conseguinte administração de uma empresa, revenda, comercialização, entre outros assuntos voltados a criação de uma micro empresa.
Para o prefeito Jean Galli, o treinamento é uma grande oportunidade de geração de emprego e renda. “Todas formam um grande elo, e todas juntas podem conquistar bons resultados, como serem empresárias e garantir maior renda familiar. Basta aproveitar este período de aprendizado”, destacou.