Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook

Nossa Cidade »
Principal   Nossa Cidade   história

O território do atual município de Sapezal foi amplamente movimentado por viajantes e aventureiros a partir do século XVIII. No entanto, estas ações não deixaram nenhum rastro de colonização, que veio tardiamente, a partir da abertura da fronteira agrícola mato-grossense aos brasileiros de todas as raças. A formação do núcleo urbanos de Sapezal está ancorada numa proposta de colonização do Grupo Maggi, que deu esta denominação ao município recentemente instalado, em referência ao Rio Sapezal. Sapezal é termo de origem Tupi - sa' pé: o que alumia + al: sufixo que designa quantidade. Sapé é uma espécie de capim da família das gramíneas, conhecido pelas propriedades de se cobrir ranchos. No dizer da língua Tupi é um capim brilhante, que ilumina, que "alumia". Ou seja, designa lugar de muito sapé. As famílias que compõem a comunidade de Sapezal são oriundas dos Estados do sul do Brasil, fato comprovado pela tez, cor de olhos e sobrenomes. São principalmente agricultores, pessoas afeitas à dura realidade do campo.
Sapezal já nasceu com infra-estrutura de cidade; posto telefônico, posto de combustível, hotel, churrascaria, restaurantes, farmácia, supermercado e modernas escolas. A energia por outra, de maior porte. Ambas foram construídas pelo Grupo Maggi, no Rio Juruena. A Lei n.º 6.534, de 19 de setembro de 1994, de autoria dos deputados Antonio Joaquim e Jaime Muraro, criou o município:
"Artigo 1º - Fica criado o município de Sapezal, com sede na localidade do mesmo nome, com área desmembrada do município de Campo Novo do Parecis. 
Artigo 2º - município ora criado é constituído de um só distrito, da Sede...
Artigo 5º - O município ora criado será instalado com a posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores, cuja eleição será simultânea com a daqueles municípios já existentes." Nas eleições ocorridas em 03 de outubro de 1996, foi eleito o Sr. André Antonio Maggi, como primeiro prefeito municipal de Sapezal, representando o segmento empresarial

História da cidade de A formação do núcleo urbano de Sapezal está ancorada numa proposta de colonização do Sr° André Antonio Maggi, que foi desbravador do municipio e deu esta denominação à cidade em referência ao rio Sapezal.

O rio Sapezal deságua no rio Papagaio, pela margem esquerda, que por sua vez joga suas águas no Juruena. O sapé, que dá nome ao rio, é planta da família das gramíneas, conhecida por sua propriedade de servir de cobertura de ranchos.

O território de Sapezal foi amplamente cortado por viajantes e aventureiros a partir do séc. XVIII.Passou pela região a expedição de Mal. Rondon que instalou a linha telegráfica cortanto o Brasil. Mas, a Colonização só veio a partir da abertura da fronteira agrícola Mato-grossense. As distâncias entre as fazendas variavam de 40 a até 100 Km. As estradas que ligavam as fazendas umas às outras eram, na verdade, picadas abertas no cerrado pelos próprios colonos, o que dificultava a formação de um centro de maior povoamento. Os pioneiros foram colonos sulistas, a maior parte vinda do Norte do Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina e oeste do Paraná que chegaram nas décadas de 70 e 80. Citamos alguns: Paulino Abatti, Ricardo Roberto, Arno Schneider, Ademar Rauber, Eriberto DalMaso, Elenor DalMaso, írio DalMaso, Mauro Paludo, familia Scariote e outros. A formação do núcleo urbano de Sapezal está ancorada em uma proposta de colonização do Sr° André Antonio Maggi, que deu esta denominação à cidade em referência ao Rio Sapezal. A atual zona urbana começou a ser povoada com a abertura da estrada MT 235 (Estrada Nova Fronteira) e do Loteamento da Cidezal Agrícola, de propriedade de André Antônio Maggi, em meados de 1987.

O município de Sapezal foi criado pela Lei Estadual nº 6.534, de 19 de setembro de 1994, sendo primeiro prefeito André Antonio Maggi.

Dependência Genealógica: O Município de Cuiabá deu origem ao Município de Nossa Senhora da Conceição do Alto Araguaia Diamantino (Diamantino), que deu origem ao Município de Campo Novo do Parecis, do qual originou-se o Município de Sapezal.

 

Sapezal é um município brasileiro do Estado de Mato Grosso. Localiza-se a uma latitude 13º32'33" sul e a uma longitude 58º48'51" oeste, estando a uma altitude de 370 metros. Sua população estimada em 2012 era de 20.258 habitantes. Possui uma área de 13.598 km².

 

População estimada 2015 (1)

22.665

População 2010

18.094

Área da unidade territorial (km²)

13.624,372

Densidade demográfica (hab/km²)

1,33

Código do Município

5107875

Gentílico

sapezalense

Prefeita

ILMA GRISOSTE BARBOSA

 

 

« voltar

 

PREFEITURA DE SAPEZAL / MT
MapaAv: Antônio André Maggi, nº 1.400 - CEP - 78365-000 | Telefone para contato: (65) 3383-4500 Acompanhe-nos:
Facebook
FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES
DA PREFEITURA

icone instar © Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.