26 NOV 2019
INVESTIR EM FORMAÇÃO CONTINUADA É FUNDAMENTAL PARA A MELHORIA DOS INDICADORES EDUCACIONAIS

O Município de Sapezal não tem medido esforços na busca da melhoria da qualidade de ensino. Reformas, modernização de mobiliários e equipamentos, valorização dos profissionais docentes, entre outros.

Estudos e pesquisas sinalizam que a formação continuada do gestor escolar também é uma variável importante para a melhoria da qualidade do ensino.

A aprendizagem dos estudantes e a qualidade do ensino é resultado de múltiplos fatores, que inclui a origem socioeconômica dos estudantes, infra estrutura das escolas, formação e satisfação docente, estilo pedagógico implementado pelos professores e ainda pela política de gestão adotada nos sistemas de ensino e nas escolas.

Nesse sentido, o Município de Sapezal não tem medido esforços na busca de melhorar todos estes fatores.

Iniciou-se neste mês de novembro, um ciclo de formação continuada de gestores escolares que estará tendo continuidade ao longo do ano de 2020, visando o monitoramento e avaliação dos planos de trabalho de gestão das unidades educacionais.

O professor Bartolomeu José Ribeiro de Souza da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) estará à frente deste processo. Estudos e pesquisas mostram que as escolas que apresentam bons resultados de aprendizagem dos estudantes, apresentam fatores internos relacionados à gestão escolar, como o perfil e a atuação do diretor, a qualificação e competência dos professores, o uso do tempo na sala de aula, a qualidade do currículo e o desenvolvimento de um projeto pedagógico, construído e executado coletivamente pela comunidade escolar.