05 JAN 2018
MÊS MUNDIAL DA CAMPANHA CONTRA A HANSENÍASE - JANEIRO ROXO

Nesse ano de 2018 a Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) escolheu como tema da campanha nacional “Todos contra a Hanseníase”.

A hanseníase, comumente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen, que lesiona os nervos periféricos e diminui a sensibilidade da pele. Geralmente, o distúrbio ocasiona manchas esbranquiçadas em áreas como mãos, pés e olhos, mas também podem afetar o rosto, as orelhas, nádegas, braços, pernas e costas.

Se você sente dormência em mãos e/ou pés, formigamentos, áreas adormecidas na pele, caroços no corpo, dor nos nervos, inchaço nas mãos e nos pés, inchaço no rosto, fraqueza nas mãos, dificuldade de abotoar a camisa, dificuldade de calçar calçados ou chinelos, perda de sobrancelhas, câimbras (mais em repouso e a noite), podem ser sintomas de hanseníases. Procure a Unidade de Saúde de seu Bairro para diagnóstico e tratamento.

O Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), do Ministério da Saúde, informa que Mato Grosso registrou as maiores taxas de detecção de hanseníase do país. No ano de 2015, a taxa de detecção de novos casos da doença foi de 93,00/100.000 habitantes, totalizando 3.037 casos novos.