Segunda, 10 de dezembro de 2018

05/04/2018 às 11:25:00
Representantes da sociedade de Sapezal se preparam para o Consciência Cidadã

A equipe da Secretaria de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania do Tribunal de Contas de Mato Grosso está em Sapezal mobilizando todos os segmentos da sociedade civil e representantes de Instituições públicas dos poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário para que todos possam participar do evento Consciência Cidadã, que será realizado, hoje, quinta-feira, dia 05/04. Na, terça-feira, dia 03/04, a secretária de Articulação Institucional do TCE, Cassyra Vuolo, esteve reunida com o prefeito, Valcir Casagrande e todos os secretários municipais com intuito de participarem ativamente da mobilização de toda a sociedade local para que participem do evento e tenham a oportunidade de conhecerem mais a atuação do TCE. Também serão apresentadas as ferramentas que os cidadãos podem utilizar para exercer o controle dos gastos públicos e participarem mais da execução das políticas públicas.

Apos a reunião, os secretários municipais iniciaram o contato com os setores envolvidos, tais como profissionais da área da educação, da saúde, comerciantes, empresários, entidades de classe, representantes religiosos, grupos de jovens e associações e sindicatos de classe para que possam participar do evento e utilizarem o espaço para questionamentos. " Esperamos que a população de Sapezal participe do evento e aprendam mais sobre cidadãnia,"disse o prefeito. Ao lado do controlador interno, Ocipe Alexandre, Valcir agradeceu ao TCE a escolha de realizar o Consciência Cidadã em Sapezal " dando oportunidade para que a sociedade saiba como participar do dia-a-dia da administração municipal. "Aqui estamos aprendendo sempre com o TCE e tivemos bons resultados, por exemplo com o programa Aprimora no qual já participei de todas as oficinas realizadas", contou o controlador interno.

Na Câmara Municipal de Sapezal, Cassyra Vuolo e a equipe da SAI se reuniram com o presidente, vereador Marcio Jorge Bonifácio e mais oito vereadores com intuito de apresentar os objetivos do Consciência Cidadã e o que o evento representa para toda a comunidade local."O evento é aberto, gratuito, não precisa de convite.Todo mundo pode ir.Começamos exatamente às 19 horas mas a partir das 18:30 horas estaremos distribuindo material.E ainda expedimos certificado de quatro horas/aula expedido pelo site do TCE" , orientou Cassyra.

Na reunião,  a secretária anunciou aos vereadores que será apresentado aos participantes os indicadores do município de Sapezal, nas áreas de educação, saúde e gestão fiscal, a fim de municiar os cidadãos e os debatedores da real situação das políticas públicas." A sociedade precisa aprender a participar porque cobrar é fácil mas quando se faz audiências ou mesmo nas sessões da Câmara municipal poucos aparecem por aqui. É a primeira vez que vejo o TCE chegar mais perto do povo para orientar como devem se comportar como cidadãos. Eu já tenho cinco mandatos de vereador e tudo que seu sei aprendi com o Tribunal de Contas ", disse o vereador, Manuel Nascimento da Silva.

O Consciência Cidadã será realizado nesta quinta-feira, na Casa da Amizade, na rua Traíra, 1.510. Iniciamente, o vice-presidente do TCE-MT e supervisor do programa, conselheiro interino Luiz Henrique Lima, fará palestra sobre Controle, Corrupção e Cidadania. A secretária, Cassyra Vuolo,  também fará uma exposição sobre controle social e cidadania. Em seguida, o debate contará com a presença do juiz da comarca de Sapezal, Conrado Machado Simão, e do promotor de Justiça, Rafael Marinello. A Defensora Geral da Comarca de Sapezal, Maria Célia Alves da Cunha também estará presente no evento.