19 MAR 2019
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZOU REUNIÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DO BNCC

Assessoria Pedagógica da Secretaria de Educação, em formação para a adequação da Proposta Curricular Municipal com a nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular)

Na semana de 11 a 15 de março, a equipe pedagógica da SEMECE esteve reunida com os professores e TDIs da Educação Infantil, em estudos para a adequação da Proposta Curricular Municipal da Educação Infantil, com a nova BNCC.

A BNCC - Base Nacional Comum Curricular é um documento que determina o conjunto de competências que os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica. Este documento fornece parâmetros para orientar a elaboração dos currículos, tanto das escolas públicas, quanto das particulares.

A implantação da nova, deverá ocorrer até o dia 31 de dezembro de 2020, portanto, é momento de estudos, muita dedicação e adequações para que possa ser assegurada a formação humana integral com foco na construção de uma sociedade inclusiva, justa e democrática no país.

Todas as escolas deverão garantir os direitos de desenvolvimento e aprendizagem, de forma que todas as crianças tenham oportunidades de aprender e se desenvolver. Este é o desafio da educação brasileira. Mas, para que isto ocorra de verdade, é necessário o envolvimento de toda a sociedade, através de suas famílias, juntamente com as escolas.

Antes, a alfabetização era prevista até o terceiro ano do Ensino Fundamental. Segundo a Assessoria Pedagógica Municipal, hoje, a estimativa é que se tenha alunos alfabetizados mais cedo. Essa medida tem como objetivo deixar a educação mais igualitária.