Domingo, 21 de abril de 2019

15/04/2019 às 10:18:00
REALIZADA A 8º CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SAPEZAL

A Secretaria Municipal de Saúde  juntamente com o Conselho Municipal de Saúde de Sapezal realizaram a  8ª Conferência Municipal de Saúde, com o Tema “Democracia e Saúde” realizada no Centro Multidisciplinar Tereza Jarczeski. O evento foi realizado no dia 12/04/19, a conferência de saúde é realizada  a cada quatro anos e defini as  diretrizes  e propostas para a área da saúde.

A conferência de saúde é realizada nos níveis Municipal, Estadual e Nacional, a Conferência reúne a sociedade em geral  para as  discussões visando  melhorar as políticas públicas voltadas ao setor da saúde do município.
A Conferência é a oportunidade da população discutir e encaminhar  suas demandas, para  definir como será o funcionamento da saúde para os próximos anos.

Durante a Conferência, foi  feita uma avaliação das ações desenvolvidas pela secretaria de saúde e governo municipal nos anos anteriores  e se projetou  as ações que poderão ser desenvolvidas no  futuro. As propostas são discutidas primeiramente dentro dos municípios, que são as conferências municipais, após aprovação das  propostas as mesmas são levadas para as conferências estaduais e posteriormente a conferência nacional.

Secretaria de saúde Claudia Solano falou da importância da população se fazer presente debatendo sobre as ações que poderão futuramente ser implantadas dentro da área da saúde de nossa cidade, ficando feliz com a participação dos profissionais da saúde de nossa cidade, mas ainda sentindo a participação maior da população nesta conferência que é tão importante para o andamento da área da saúde dentro de Sapezal.

Registramos presença dos vereadores Francisco Erinaldo, Rosiane Francisco, Bárbara Sachetti, Márcio Bonifácio,  Presidente da Câmara de vereadores  Osmar Favini, servidores municipais, membros do conselho municipal de saúde,  Promotor de Justiça Drº João Marcos, Secretária de Saúde Claudia Solano, tivemos a presença da   representante do Conselho Estadual de Saúde(CES-MT ) Ouvidora  Édina Marlene da Cunha Carvalho, Ana Maria Boabaid do Núcleo de Estudos das Mulheres de Mato Grosso .