Segunda, 16 de setembro de 2019

19/08/2019 às 16:23:00
VIII Conferência Municipal de Assistência Social de Sapezal-MT

A VIII conferência municipal de assistência social foi com o tema, Assistência Social: Direito do Povo com financiamento Público e Participação Social. A conferência foi convocada pelo o conselho municipal de assistência social de Sapezal. O principal objetivo foi reunir o governo e a sociedade civil organizada, onde reuniu usuários, gestores, trabalhadores e entidades para processar os atuais desafios da Assistência Social.  A conferência além de confirmar a necessidade do processo conferencial, constitui-se num ato de reafirmação, fortalecimento e defesa da democracia e do SUAS. O processo conferencial 2019 se estabelece em um momento histórico em que há ameaças ao sistema único de Assistência Social – SUAS, que requer redobrar esforços para assegurar ampla participação social, como também requer que possamos fazer um balanço mais objetivo e concreto do impacto das medidas recentes na consolidação do SUAS  no municípios. A conferência é um espaço amplo e democrático de discussão e articulação coletiva entorno de propostas e estratégias de organização. Foi um momento para debater e decidir as prioridades nas políticas públicas, na conferência à participação popular garante a democracia e o controle social. A conferência é uma instância que têm por atribuição a avaliação da política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do SUAS. A conferência  oportunizou o debate e a avaliação da Política de Assistência Social e a proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos usuários. Na conferência foram elaboradas propostas onde serão levadas para a conferência Estadual de Assistência social e posteriormente serão levadas para Conferência Nacional.