Com objetivo de educar a população sobre as Leis do Trânsito, a Prefeitura Municipal através da Coordenação Municipal de Trânsito, realizou ontem (16) o 1º Fórum de Educação para o Trânsito de Sapezal.
Como forma de orientação e educação, foram convidadas todas as escolas públicas, que acompanhados dos professores participaram de todas as palestras, que começaram por voltas das 07:30 da manhã, a seguir os palestrantes falaram sobre os mais variados temas, mas sempre voltados ao trânsito.
Edson Pereira da Auto Escola Fórmula 1 foi o primeiro a palestrar na parte da manhã e também à noite, falando sobre Direção Defensiva, dando uma importante contribuição para o 1º Fórum. Falou ainda o Comandante da Cia de PM de Sapezal Cap. Lamonier Figueiredo falou prevenção no Trânsito.
O Departamento de Trânsito de Mato Grosso - DETRAN-MT esteve representado por Éderson Aires Carlini, da Coordenação de Escolas Públicas de Trânsito de Mato Grosso, falando sobre: Segurança no Trânsito. A professora Lúcia conduziu os trabalhos.
No período da tarde integrantes do Corpo de Bombeiros de Tangará da Serra, palestraram e fizeram simulação de um acidente de transito e os primeiro procedimentos que a equipe de Socorristas teve tomar durante o atendimento da vítima, reforçando que infelizmente os maiores números de acidentes ocorrem com motocicletas e as lesões normalmente são mais graves.
No encerramento a Drª Ana Maria Mundel médica do Detran-MT, falou sobre as causas e consequências dos acidentes de trânsito.
Participaram os alunos e professores das Escolas Antonio Clarismundo Scheffer Blocos I e II, a Escola Estadual André Antonio Maggi, Stephano Locks e Luiz Frutuoso da Silva.
Dando prosseguimento aos trabalhos de implantação da municipalização do trânsito de Sapezal, será realizada amanhã a partir da 07h30min da manhã uma caminhada pelas ruas da cidade chamando a atenção tanto de condutores de veículos, quanto da população em geral.
O Coordenador Antonio Franco Dias entende que com o trabalho de conscientização como está sendo feito, foi recomendação da Prefeita Ilma Grisoste, com essa ação o número de acidentes tende a diminuir, pois as orientações estão sendo iniciadas da base, ou seja, começando com crianças e adolescentes, "uma semente que está sendo plantada, e fincarão raízes, num futuro próximo as crianças e adolescentes de hoje serão condutores de veículos e este ensinamento fica impregnado na memória fértil da juventude". Finalizou.