A Prefeita Ilma Grisoste Barbosa participou nesta terça-feira (9), em Comodoro, do evento que está discutindo a ferrovia transcontinental, que pretende ligar o Brasil, Peru e a China.
Com custo estimado em R$ 30 bilhões, a megaferrovia entre os oceanos Atlântico e Pacífico está sendo debatida em expedição realizada pelos estados de Mato Grosso, Rondônia e Acre, com participação do governador Pedro Taques (PDT) e do embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, e 23 empresários e diretores de empresa de construção pesada, bancos de investimentos chineses e membros da embaixada.
Na segunda-feira (8), o governador e vice-governadores dos dois estados assinaram protocolo, em Ji-Paraná (RO), prevendo que os estados vão buscar condições técnicas e políticas para a construção da ferrovia.
A comitiva chegou ao município de Comodoro nesta terça-feira (9) e segue viagem até o encontro que acontece em Lucas do Rio Verde, local onde a ferrovia passará, de acordo com o projeto. O evento acontece na Fundação Rio Verde.
Pelo projeto, a ferrovia Transoceânica passará no Brasil pelo Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre, e daí, segue para o Peru.
A ferrovia que passará impreterivelmente por Sapezal, será no futuro o principal canal de escoamento da produção que hoje é transportada cem por cento sobre caminhões para as regiões sul sudeste e Norte.
Aproveitando a oportunidade Ilma Grisoste aproveitou para reivindicar junto ao Governo do Estado, uma parceria para restauração da MT - 235 no trecho que ligava Sapezal a Campos de Júlio, bem como a reconstrução da ponte sobre o rio Juruena com extensão de 60 mts. A restauração da antiga rodovia beneficiará diretamente 30 produtores rurais aproximadamente.