Encontram-se disponíveis na página do IBGE os mapas municipais atualizados de 206 municípios brasileiros, correspondentes às alterações promovidas nos limites territoriais para o cálculo das Estimativas Populacionais de 2014. Os mapas podem ser acessados para download no linkftp://geoftp.ibge.gov.br/mapas_estatisticos/estimativas_populacionais_2014
Houve alterações em 11 estados: Bahia (113), Piauí (17), Alagoas (16), Minas Gerais (14), Pernambuco (13), Maranhão (10), Rio Grande do Sul (10), Rio Grande do Norte (7), Espírito Santo (2), Mato Grosso (2) e Paraíba (2). Cada alteração envolve no mínimo dois municípios.
Os mapas refletem mudanças na legislação, alterando os limites municipais, decisões judiciais (Liminares e Mandados) e ajustes cartográficos comunicados oficialmente ao IBGE no âmbito de convênios mantidos com órgãos estaduais.
Essas alterações territoriais foram encaminhadas ao IBGE até 30 de abril de 2014 e incorporadas à metodologia das Estimativas Populacionais de 2014 enviadas ao Tribunal de Contas da União em 31 de outubro de 2014.
As estimativas de população anuais produzidas pelo IBGE levam em conta a situação atualizada da Divisão Político-Administrativa Brasileira – DPA, com as alterações ocorridas nos limites municipais a partir de análises efetuadas, no âmbito dos convênios de cooperação técnica que o IBGE mantém com órgãos estaduais para consolidação dos limites municipais. As alterações promovidas desde a divulgação dos resultados do Censo Demográfico 2010, que tiveram impacto nas Estimativas Populacionais de 2014, foram decorrentes de um dos seguintes fatores:
• nova legislação estadual alterando os descritores de limites municipais;
• ajustes cartográficos comunicados oficialmente ao IBGE por órgãos estaduais;
• melhor identificação e representação cartográfica dos polígonos municipais, devido às inovações das geotecnologias que permitem a utilização de equipamentos e insumos cartográficos diversos.
Além disso, as estimativas de população também refletem modificações na pertinência territorial de algumas localidades por decisões judiciais (Liminares e Mandados) ou por parecer normativo da Procuradoria Federal no IBGE. Nestes casos, ao contrário dos anteriores, não é o limite que se modifica, mas apenas uma dada localidade que passa a ter a sua população contabilizada para outro município. As alterações territoriais encaminhadas por estes órgãos ao IBGE no período entre 01/maio/2013 até a data de 30/abril/2014 foram incorporadas na metodologia das Estimativas Populacionais de 2014.