07 DEZ 2016
Setas orienta municípios em revisão do Bolsa Família

Jana Pessoa/Setas-MT

A Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas) orienta os gestores municipais de Mato Grosso sobre o Programa Federal Bolsa Família. A ação continuada tem o intuito de aprimorar a gestão do programa de transferência de renda, que é financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e diretamente administrado pelos municípios que cadastram os beneficiários.

Em 2016, a Setas por meio da Secretaria Ajunta de Assistência Social e da Coordenação Estadual Intersetorial do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, atendeu e orientou 64 Municípios, sendo 368 técnicos, operadores e gestores municipais. Como conta o superintendente de Transferência de Renda e Coordenador Estadual do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, Natalício Menezes.

“Estes atendimentos aconteceram nas modalidades de Reuniões Técnicas, Encontros e Oficinas Intersetoriais e o Integra Suas - Encontro Regionalizado que é uma estratégia de integrar os técnicos da Secretaria com os técnicos dos municípios que desenvolvem os serviços, programas, benefícios socioassistenciais de transferência de renda e da gestão do Sistema”, diz Natalício.

Além disso, 800 técnicos, gestores e operadores municipais do Programa Bolsa Família serão capacitados em agendas a serem executadas em 2017.

Fraudes Nacionais

O superintendente de transferência de renda explica que a averiguação e revisão cadastral são rotina no Ministério do Desenvolvimento Social, porém o cruzamento dos registros civis, que levantou suspeitas de irregularidades, foi realizado com mais intensidade pelo Ministério Público Federal, esse ano.

É importante lembrar que as informações prestadas ao CAD Único pelos beneficiários são auto declaratórias, porém a pessoa que omitir ou prestas informações falsas sofrerá sanções de acordo com a lei federal e ainda pode ser condenada a devolver o valor recebido.