18 AGO 2017
ENCONTRO DE DIRETIVAS ESCOLARES REFORÇA METODOLOGIA EDUCACIONAL

Ocorreu, na noite de quinta-feira (17), promovido pela equipe pedagógica da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, um encontro das equipes diretivas das unidades educacionais municipais, com o objetivo de reforçar os benefícios da metodologia educacional do Programa A União faz a Vida, desenvolvido numa parceira do Governo Municipal com o SICREDI.

O Programa A União faz a Vida, que foi implantado na rede municipal, visa estimular a pedagogia de projetos de educação cooperativa, em substituição às práticas de atividades individualizadas. Sapezal já possui em suas unidades escolares (incluindo creches), projetos em destaque e que vêm quebrando paradigmas de metodologias pedagógicas tradicionais.

No encontro, foram demonstrados alguns dos avanços que já foram obtidos na busca da transformação das práticas educativas, e que buscam levar os alunos a aprender com mais entusiasmo, através do envolvimento de toda a classe.

A maioria das escolas do Município já abraçaram esta causa. Diversos educadores têm demonstrado total encantamento pela metodologia que estimula uma prática educativa que encante os meninos e meninas pela aprendizagem significativa.

As professoras Cleide Rufino, Adenir Ramos e Andrea Bruschi realizaram depoimentos emocionantes sobre suas práticas em sala de aula. A professora Fabiana de Almeida também contribuiu para esta reflexão, levando seus alunos para uma apresentação musical em libras, o que reforçou aos gestores que o desafio de construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania desenvolvem possibilidades educativas que, cooperativamente, colaboram para uma educação integral , que prioriza o diálogo, a troca de saberes, a expressão de dúvidas, a resolução de conflitos e a percepção das diferenças.