21 FEV 2018
AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE SANEAMENTO BÁSICO

Realizou-se no dia 20 de fevereiro de 2018, Audiência Pública para definição e prognósticos referentes as revisões do plano municipal de saneamento Básico. Participaram dessa audiência, representante de vários segmentos que incorporam o saneamento básico no município, como representante da empresa Naturágua, responsável pela distribuição de água, vereadores e secretários da Prefeitura de Sapezal.

Esse plano tem por objetivo melhorar as condições de saúde, o desenvolvimento do município e melhoria na qualidade de vida.

A Audiência foi realizada pelo professor Rubem Mauro, representante da Universidade Federal de Mato Grosso. O PMSB, Plano Municipal de Saneamento Básico é realizado pela UFMT, Universidade Federal de MT, Fundação Nacional de Saúde, Secretaria de cidades do Governo do estado de Mato Grosso, Associação mato-grossense de Municípios e a Prefeitura Municipal de Sapezal

No curto prazo o plano prevê a criação, capacitação e monitoramento dos procedimentos operacionais para todos os serviços de saneamento básico. Programa de educação ambiental e mobilização social permanente e elaboração de plano para aumentar a eficiência da coleta seletiva.

No médio prazo o plano prioriza a desativação e remediação da área do lixão; a implantação de unidade de compostagem, que é a técnica de reciclagem de lixo orgânico; a constante estruturação da coleta seletiva e manutenção da usina de triagem. Prevê também a penalização de destinação incorreta de resíduos e a universalização dos serviços de manejo dos resíduos sólidos.

O PMSB foi elaborado de acordo com a Lei 11.445 que estabelece as diretrizes nacionais  e a política federal de saneamento básico.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024