O debate para elaboração do Plano Municipal de Educação - PME, que vem acontecendo desde a semana passada, teve continuidade ontem com discussões e apresentação de propostas sobre ensino superior e técnico, aos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT, curso de Técnico em Agropecuária.
O PME é um documento que define metas educacionais para o município por um período de 10 anos. Trata-se de uma exigência prevista na Lei Federal nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE). O PME abrange não somente a educação na rede municipal de ensino, mas deve estabelecer diretrizes e metas para o ensino médio e para a educação superior no município, dialogando com os responsáveis por esses níveis de escolarização. Deve ser elaborado em consonância com o Plano Estadual de Educação e o Plano Nacional de Educação e, ao mesmo tempo, garantindo a identidade e autonomia do município.
O Ciclo de apresentação de propostas já está encerrando, depois ser apresento e discutido com vários segmentos da sociedade, Professores, Diretores de Escolas, Câmara Municipal, e entidades. Ao terminar as proposições o projeto será encaminhado ao Poder Legislativo para apreciação e votação.