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MAI
22
22 MAI 2014
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PNAIC realiza conferencia
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Foi realizado ontem (21) no auditório do Paço Municipal, a conferencia sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, que tem como Coordenadora local a srª Tania Padilha Kind Maieski, e orientadores os professores Nelson Manoel da Silva e Helenice de Aguiar Soares.

O objetivo da Conferencia foi informar aos professores toda a dinâmica do programa, seu conteúdo e os avanços alcançados até o momento no município de Sapezal, bem como os números de alunos alcançados no Brasil, conforme quadro abaixo.

O Secretário Municipal de Educação, Cultura e Esportes: Edilson Luiz Miani representou a prefeita Ilma Grisoste Barbosa reafirmando todo o esforço que a administração tem feito para que todos os programas sejam desenvolvidos para que o aprendizado seja cada vez melhor, afirmou que apesar do programa ser do Governo Federal, grandes investimentos municipais tem sido feito, pois os recursos federais não são suficientes para atender toda a demanda. Parabenizou os professores que tem se dedicado ao aprendizado, lembrando que o PNAIC deste ano traz conteúdo importante que é a matemática com maior profundidade.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Alfabetização

Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, quatro princípios centrais serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico:
1. o Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador;


2. o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias;


3. conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade;

4. a ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem.

 

Dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática.

Governos

 

Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a:

·         alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática;

·         realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental;

·         no caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação.

 

Para conhecer melhor o Pacto

 

As Ações do Pacto apoiam-se em quatro eixos de atuação:
1. Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo;

2. Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais;

3. Avaliações sistemáticas;
4. Gestão, mobilização e controle social.

 

NÚMEROS DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL

Nº escolas com matrículas no 1º, 2º, 3º ano e multisseriadas/ multietapa

108.733

Nº de turmas do 1º, 2º, 3º ano e multisseriadas/ multietapa

400.069

Nº de matrículas do 1º, 2º, 3º ano e multisseriadas/ multietapa

7.980.786

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