No dia 29 de setembro comemora-se o dia mundial do petróleo.
A palavra petróleo vem do latim, sendo a junção de dois termos: Petra (pedra) e Oleum (óleo), mas o mesmo ficou também conhecido como ouro negro.
O petróleo é um óleo natural composto de hidrocarbonetos, formado dentro das rochas sedimentares. Esse processo é possível em decorrência dos fatos da nossa história, como a formação das rochas sedimentares – através da erosão da crosta terrestre – e pelo acúmulo dos restos orgânicos, advindos de destroços vegetais e animais, alojados no fundo do mar há milhões de anos, que se transformaram em petróleo.
A formação de uma jazida acontece porque o petróleo vaza pelos poros de uma rocha, se alojando em outra pedra que o faz prisioneiro, acumulando-o em grandes quantidades. Uma jazida pode levar entre dez e quatrocentos milhões de anos para se formar.
O primeiro poço de petróleo foi encontrado nos Estados Unidos, no estado da Pensilvânia, no ano de 1859, por um maquinista aposentado, Edwin Drake. Mas registros históricos mostram que o produto era utilizado para embalsamar os faraós do Egito Antigo.
Em virtude de sua importância para a vida do homem e de seu alto valor de custo, o petróleo tornou-se motivo de grandes conflitos mundiais, como a Guerra do Golfo, em 1991, onde o Kuwait fora invadido pelo Iraque, na tentativa de apoderar-se de suas jazidas.
Na verdade, as guerras no Oriente Médio sempre tiveram o petróleo como fonte de inspiração, ou seja, a luta entre homens pela conquista de maiores riquezas. Por esse motivo tivemos ainda as guerras Yom Kippur (1973), Iram e Iraque, que durou cerca de oito anos (1980 a 1988).
Isso acontece porque a região possui cerca de 75% da reserva mundial de petróleo, seguida pela Venezuela, Rússia, Estados Unidos, Líbia, México e restante do mundo.
A maior indústria petrolífera do Brasil é a Petrobras (Petróleo Brasileiro S.A.), responsável pela extração e refino do produto, além dos seus derivados. A especialidade da empresa é a exploração do petróleo em alto mar, em áreas bem profundas.
As plataformas brasileiras montadas em alto mar se dividem em dois grupos: da perfuração e da produção, sendo que essa se divide em fixas ou flutuantes, dependendo da profundidade em que o petróleo é encontrado.
A Petrobras foi criada no dia 03 de outubro de 1953, pelo presidente Getúlio Vargas. Isso gerou independência econômica ao país, que em 2004 atingiu os 88% da quantidade que necessitava, tendo que importar apenas 12%.
Fonte: www.soniapedrassa.com.br
Ah o petróleo! Conhecido pelo sinônimo de “ouro preto”, esse liquido viscoso, que significa óleo de pedra, foi e é o responsável por gigantescas recessões econômica, guerras pelo direito de explorá-lo (embora atribuam N motivos que não o petróleo), desavenças, enfim, muitas crises passadas. O petróleo um produto natural, que ja foi usado na antiguidade como medicamento e até arma de guerra, é uma complexa mistura de hidrocarbonetos, associado a pequenas quantidades de enxofre, hidrogênio e oxigênio. Pode ser encontrado em forma gasosa, liquida ou sólida. Leva milhares de anos para formar-se, pois é um composto orgânico sedimentar.
Descoberta de poços de petróleo: jorrando o precioso liquido
Sabemos das diversas aplicações do petróleo e seus derivados. Na verdade, o petróleo por si só, ou crú, não tem muita serventia. Pouco pode-se fazer com ele no estado em que sai de seu recipiente natural e por isso o petróleo precisa ser refinado, o que gera uma infinidade de produtos importantes, sem os quais não saberiamos viver hoje.
Um exemplo? Ah sim, plástico. Veja você mesmo, onde não tem plástico? Praticamente em tudo temos alguma parte que envolve plástico. Portanto, esse derivado do petróleo, é de suma importância para o mundo e não conseguiriamos viver sem ele. Ou você consegue ver o seus equipamentos eletrônicos sem peças de plástico? Inviável e impossível.
O Brasil entrou em uma nova era da exploração petrolífera, com a descoberta do pré-sal, que é o petróleo disposto abaixo da camada de sal, em mar aberto e a grandes profundidades (6.000 metros +). Incrivelmente nós somos os pioneiros e os mais avançados nessa técnica de exploração do petróleo -o da exploração em alto mar- mas nosso governo ainda não decidiu o que e como fazer para explorar essas reservas gigantescas de petróleo.
Isso porque ele não quer ser um gerador de discórdias entre empresas e países que metem o bedelho onde não são chamados. Bem, que estudem bem o caso para que NÓS, povo, brasileiro, verdadeiros detentores dessa s reservas, possamos obter algum proveito (se é que, gastar bilhôes e bilhões de dólares para explorar esse petróleo e somente depois obter esses mesmos bilhões, seja tirar algum proveito).