05 ABR 2016
MES CULTURAL DOS POVOS INDÍGENAS DE SAPEZAL 2016 "OS SABERES INDÍGENAS"

Está acontecendo nos meses de abril e maio, nas dependências do Polo da UAB,  o MÊS CULTURAL DOS POVOS INDÍGENAS DE SAPEZAL, com exposição sobre os saberes indígenas.

Esta ação vem apresentar todas as escolas do município e a comunidade a continuação da proposta da Lei 11645/08 que estabeleceu uma importante alteração nos encaminhamentos legais sobre o currículo da EDUCAÇÃO BÁSICA no BRASIL.

Transformar o Currículo da Educação é valorizar, conhecer e respeitar a diversidade em suas trocas de saberes, objetivando promover o compromisso  com a pesquisa, com modelos educativos que atendam a outras lógicas e com a construção de novas epistemologias  coerentes com o estabelecido na legislação brasileira sobre Educação Escolar, Educação Escolar Indígena e formação continuada.

O Departamento Indígena de Sapezal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte vem apoiando e divulgando para serem inseridos no currículo das escolas, a integração de conteúdos dos saberes indígenas com as formas pelas as quais os professores possam trabalhar e desenvolver projetos sobre a cultura local, e dos grupos variados no contexto das teorias e práticas  nas suas disciplinas, através dos INTERCÂMBIOS CULTURAIS ENTRE ALDEIA E A CIDADE - EXPOSIÇÃO INDÍGENA – PROJETO LEITURA NAS ALDEIAS -  INFORMATIVOS SOBRE OS POVOS INDÍGENAS.

Neste processo, os professores são fundamentais porque ajudam os alunos a entender, investigar e refletir na sua disciplina, sobre as formas pelas as quais o conhecimento é construído e dessa forma, as atitudes dos alunos vão reduzindo em relação ao preconceito.

CADA POVO TEM UM JEITO DIFERENTE

DE VER E ENTENDER O MUNDO

Colaboração:

Nelci Rauber  Ansolin – Secretária de Educação, Cultura e Esporte

Maria Margarete Noronha Valentim – Coordenadora Pedagógica de Educação Escolar Indígena