A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte/Coordenação Indígena, realizou na manhã desta quinta feira (8) na Universidade Aberta do Brasil - UAB Sapezal, a II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena - CONEEI, onde foram discutidas decisões tomadas na 1ª Conferência e fóruns de lideranças e de professores indígenas. realizada em 2009 pelo MEC.
Na primeira Conferência os temas discutidos foram: Comunidades Educativas; Regionais e Nacional. Os referidos temas serviram como termômetro para medir as condições de existência da educação escolar oferecida ao povos indígenas ou praticados por eles em todas as regiões do Brasil. revelando a necessidade de se pensar em novos rumos frente às demandas colocadas pela contemporaneidade e pelas conquistas já obtidas.
Segundo análise os sistemas de ensino ainda não se apropriaram dos princípios e diretrizes a garantir os direitos dos povos indígenas. A visão atual indígena, é que a escola pode compor junto com outras frentes, estratégias concretas para pensar e construir e efetivar os direitos dos povos indígenas, nesse sentido destaca-se a importância da II CONEEI como espaço articulador para reafirmar os avanços já conquistados e propor novas políticas para continuar avançando.