06 JUN 2013
Sapezal recebe membro do Colegiado Setorial do Ministério da Cultura
Na busca constante de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, produzir conhecimento, valorizar a história e promover o acesso aos diversos bens culturais de Sapezal de forma que seja sustentável, a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte e de Desenvolvimento Econômico, através das coordenações de Cultura e de Turismo trouxeram nos 27 e 28 de maio o professor/historiador Renato Fonseca, membro do Colegiado Setorial de Patrimônio Material do Conselho Nacional de Políticas Culturais, vinculado ao Ministério da Cultura para colaborar na discussão sobre os melhores instrumentos da política cultural para proteger e preservar os bens e as referências culturais de seu povo. Os membros do Colegiado Setorial de Patrimônio Material têm o propósito contribuir para a formulação de políticas públicas através do Patrimônio Cultural, com vistas a promover a articulação e o debate dos diferentes níveis de governo e a sociedade civil organizada, para o desenvolvimento e o fomento das atividades culturais em todo território nacional. A visita teve como finalidade discutir acerca de instrumentos de preservação, gestão compartilhada, educação patrimonial e uma possível implantação do sistema municipal de patrimônio cultural. Através da visita foi proposta a produção de um relatório técnico com diagnóstico e sugestões que será entregue no mês de setembro. No dia 27 ocorreram diversas ações, como a visita na casa de memória do município, em lugares com vestígios arqueológicos na margem do Rio Papagaio e, principalmente, nos lugares que possuem vestígios das ruínas da expedição empreendida por Marechal Candido Rondon e das Missões, próximos a Cachoeira de Utiariti no Território Indígena Tirecatinga, a fim de conhecer e possivelmente contribuir nas discussões para implantar uma política de preservação dos bens culturais em Sapezal. No dia 28, ocorreu uma reunião entre a prefeita Ilma Grisoste, o professor Renato, e as coordenadorias de cultura e turismo, onde foram discutidas algumas possibilidades de encaminhamento nas ações da preservação do Patrimônio Cultural e Natural contido no município através de ações que podem ser empreendidas no âmbito do governo municipal, estadual e federal. A prefeita Ilma Grisoste Barbosa destacou que o “município de Sapezal tem 18 anos, mas é formado por um povo hospitaleiro e trabalhador com uma pluralidade cultural muito forte, latente nos seus costumes. Pois, possui um capital cultural amplo e diverso, marcado pelas diversas etnias indígenas que possuem suas áreas delimitadas, assim como, muitas famílias de migrantes de diversos municípios tanto de Mato Grosso quanto dos Estados do sul, sudeste, norte, nordeste, centro-oeste, que lutam bravamente para construir um lugar melhor para se viver, trabalhar, criar os filhos e netos”. O professor Renato frisou “estou admirado com o posicionamento e empenho tanto da prefeita quanto da sua equipe, no qual demostram-se muito preocupados em desenvolver uma ação participativa, articulada e com respeito às comunidades dos indígenas e de imigrantes. Pois, mesmo com o interesse de implantar uma política que gere emprego e renda, que possibilite ações voltadas para a promoção educacional e do acesso aos dos bens culturais, o importante é que se sabe que qualquer intervenção causa transformações (curto, médio e longo prazo), e que a equipe não está perdendo de vista a necessidade da preservação em consonância com os princípios legais e éticos como a anuência e participação de seus detentores”.