13 JUN 2013
Sapezal participa da 1ª Conferencia Intermunicipal de Cultura em Tangará da Serra
Foto Noticia Principal Grande
Gestores municipais e representantes da classe artistica se fizeram presentes no evento

Na última quarta-feira (12) foi realizado no Centro Cultural Pedro Alberto Tayano em Tangará da Serra a 1ª Conferencia Intermunicipal de Cultura, que contou com a presença de gestores de várias cidades da região, entre eles o Coordenador de Cultura de Sapezal Claudir Ferreira, o Secretário de Cultura e Turismo de Campo Novo do Parecis Vanderlei César Guollo, a diretora de cultura de Tangará da Serra Traudi Hoffman entre outros.

A conferencia teve como pauta a implantação do Sistema Nacional de Cultura (SNC) no estado de Mato Grosso, e foi dirigida pelo articulador do Ministério da Cultura na implantação da SNC Rômulo Fraga, também se fez presente a Secretária de Cultura do estado Janete Riva, que falou da importância desta conferencia para o estado.

Na oportunidade foram debatidas políticas públicas para cultura regional, os gestores puderam falar sobre os problemas enfrentados em seus municípios e sugerir propostas para que os mesmos sejam solucionados. “Estamos buscando em cada região os seus problemas e demandas para transformarmos em propostas e planos de política para sanar essas problemáticas” disse a Diretora de Cultura de Tangará da Serra Traudi Hoffman.

As propostas feitas nesta conferencia regional serão levadas para a etapa estadual, que será realizada em Cuiabá no mês de setembro, para esta etapa foram escolhidos através de votação nove delegados para representar a região, sendo três gestores públicos e seis representantes da classe artística. Representando o poder público foram eleitos o Secretário de Cultura e Turismo de Campo Novo do Parecis Vanderlei César Guollo seguido da Diretora de Cultura da cidade de Tangará da Serra Traudi Hoffman e o Coordenador de Cultura da Cidade de Sapezal Claudir Ferreira. Representando a classe artística o músico Anselmo Parabá, o ator Alexandre Rolim e o dançarino Wellington Machado Rondon de Tangará, Denise Vendruscolo e Fábio Lima de Campo Novo do Parecis e Rosalino Aluísio Magalhães de Barra do Bugres foram os mais votados.