03 JUL 2013
Prefeitura apoia instalação de Centro Tecnológico

A Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão – AMPA, através do seu braço tecnológico IMA – Instituto Matogrossense do Algodão, decidiu que será implantado em Sapezal um Centro de Treinamento de Difusão Tecnológica.

A informação foi dada pelo Diretor Executivo do Órgão. Álvaro Sales em palestra realizada na manhã do dia 02 de Julho no Auditório do Paço Municipal, ocasião que alguns produtores participaram entre eles, o Grupo Webler, que se dispôs a viabilizar a área de 50 há, para implantação do Centro de Treinamento.

O Diretor disse que a decisão em se implantar um dos cinco Centros que serão implantados no estado entre eles Sapezal, se deu devido a grande demanda dos produtores deste núcleo, que é hoje segundo ele, um dos mais importantes produtores de algodão do estado.

Afirmou ainda que além dos cursos de mecanização agrícola e demais demandas dos produtores, também serão desenvolvidos trabalhos de difusão tecnológica, para que os produtores possam dispor de todas as tecnologias existentes no Brasil, e não somente do algodão, como também outras culturas que o IMA trabalha.

Na primeira reunião foi discutida a aquisição da área para implantação física do Centro de Treinamento. Onde a instalação segundo os diretores, não pode ser muito distante da sede do município, fixando a distancia em no máximo 25 km.

As informações dão conta que os recursos financeiros já estão disponíveis e são oriundos do Instituto Brasileiro do Algodão, recursos estes provenientes das indenizações que os Estados Unidos pagam ao Brasil no contencioso do algodão, quando vários produtores incentivaram esta ação, que resultou nos recursos que agora serão usados para a implantação de Centros de Treinamentos, que ao todo serão cinco.

Álvaro Sales disse que os investimentos serão na ordem de cinco a oito milhões de reais no município de Sapezal, e que assim que o núcleo decidir qual área será adquirida, então se dará início aos trabalhos físicos de construção, que deverá ocorrer até o final de Setembro próximo, com finalização prevista para o final do ano de 2014.

O produtor Cleto Webler, disse que manteve audiência com a prefeita Ilma Grisoste e esta se mostrou simpática ao projeto, pois sem dúvida alguma trará inúmeros benefícios para Sapezal.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024