05 JUL 2013
Reunião marca implantação do GGI em Sapezal

Foi realizado na noite de ontem (4) na Câmara municipal, reunião para discutir a questão de segurança no município de Sapezal e a formação do GGI – Gabinete de Gestão Integrada Municipal.

Participaram da reunião, representantes do Judiciário, Ministério Público, Polícia Militar através do Comandante Ten. Lamonier, Delegada de Polícia Civil Judiciária Drª Cíntia, Defensora Pública. Maria Cecília, Presidente da Câmara Valmir Fontaneli, Presidente do Conselho de Segurança Municipal Vereador Manoel, Ten. Cel. BM. Barros, Cap.BM. Abel, Secretário Executivo do GGI Cel. BM. Átíla Wanderley, Prefeita Ilma Grisoste, além de Secretários Municipais e Vereadores. Edemilson, Carol e Izequiel. Além da participação da sociedade.

Em sua fala inicial, a Prefeita Ilma agradeceu os vereadores Carol, Manoel e Izequiel, que foram ao gabinete do secretário, solicitando esta reunião e reivindicando a implantação do GGI em Sapezal. E que posteriormente também esteve reforçando a solicitação que culminou com esta visita.

Salientou que recebeu recentemente a visita do Comandante da 5ª Cia de PM Ten. Lamonier e também da Delegada Drª Cintia, que solicitaram a sua intervenção junto ao governo do estado no sentido de se implantar o GGI neste município.

Agradeceu mais uma vez o Secretário Cel. Átila, pela celeridade em atender ao pedido, e afirmou que esta reunião servirá para informar quais são as atribuições do GGI, quais as pessoas que podem participar, o que será necessário para implantação e quais os próximos passos que seguirão de agora em diante.

Lembrando que a solicitação protolada pede; computadores e câmeras de segurança que servirão como big brother, as imagens colhidas serão enviadas simultaneamente à central de monitoramento. Garantiu que tão logo sejam escolhidos os membros, assinará o decreto.

Outra solicitação da prefeita Ilma, foi a implantação do Corpo de Bombeiros na cidade, pedido feito diretamente ao Governador Silval Barbosa. Ela acredita que tal solicitação possa ser atendida, e que a criação do GGI é o primeiro passo, tendo em vista a participação da sociedade, já que está ligado diretamente ao gabinete da Prefeita.

Em sua fala, o Cel. Átila disse que recebeu a visita e solicitação tanto da prefeita, quanto dos vereadores pedindo a implantação do GGI, e não mediu esforços no sentido de atender o mais rápido possível. Informou que o Gabinete de Gestão Integrada, tem por prioridade trabalhar de forma distinta com todos os setores da sociedade e atender de forma pontual aquilo que de fato o município tem como maior problema.

Disse que atualmente já são 31 municípios que tem o sistema implantado, e que neste contorno, somente Sapezal ainda não havia sido beneficiada, isso segundo ele, se deve a estudos feitos pela Secretaria de Segurança Pública, levando em conta o índice de violência de cada município.

Lembrou que segurança pública se faz com envolvimento de toda sociedade, isso inclui legislativo, executivo, judiciário, policias Militar, Civil, Federal, PRF, sociedade civil organizada e Ministério Público, pois quando há um engajamento de todos os setores tudo fica mais fácil.

Afirmou que o GGI é uma estratégia nacional que começou em 2003, que o governo federal colocou como fundamento para liberação de recursos, que estados e municípios se organizassem integrando a sociedade para que pudesse resolver esta problemática, que é a segurança pública.

Os primeiros municípios que seriam beneficiados, foram aqueles que estão localizados até 150 quilômetros da faixa de fronteira com a Bolívia, Paraguai e outros. Chamados de Segurança das Fronteiras. Sapezal inclui nesta lista, uma vez que está localizado a mais ou menos a distancia exigida. Afirmou que apenas Cáceres e Vila Bela da Santíssima Trindade estão bem mais próximos, inclusive fazem fronteira com a Bolívia.

Ao final, a Prefeita Ilma Grisoste disse que na próxima semana acontecerá à reunião decisiva, onde os membros serão escolhidos, e assim será então criado o Gabinete de Gestão Integrada Municipal. Finalizou.