05 JUL 2013
Documentário Sapezal 20 anos contará a história do município

No ano de 2013, Sapezal completa 19 anos de emancipação político-administrativa, ao longo destes 19 anos muitas pessoas fizeram parte desta história, muitas delas não estão mais entre nós e, portanto merecem o seu devido reconhecimento pela contribuição que deram para o desenvolvimento de Sapezal.

Pensando nisso, na ultima quinta-feira (4) a Prefeita Ilma Grisoste e representantes da Coordenação Municipal de Turismo se reuniram com o jornalista e historiador Cacá de Souza que apresentou um projeto para gravação do documentário “Sapezal 20 anos” que vai contar a história de Sapezal ressaltando a importância dos pioneiros que tanto lutaram para construir esta cidade.

O projeto terá duração de até 60 minutos e vai contar a história da construção da cidade de Sapezal desde antes da fundação do distrito até os dias atuais; os primeiros habitantes da cidade; a chegada da comissão Rondon e a passagem de Theodore Roosevelt pela região; os primeiros migrantes vindos do sul do Brasil; as primeiras propriedades rurais e a fundação do distrito de Sapezal.

Segundo Cacá de Souza não existe nenhum trabalho em vídeo que registre e conte toda esta história. “Ao completar 20 anos de emancipação política é importante um registro organizado do passado recente da cidade e a presença de elementos importantes na construção desta história ainda vivos. Serão eles, “os pioneiros” os principais narradores do documentário.

O prazo para execução do projeto é de 10 a 12 meses com previsão de inicio em setembro de 2013 e término em agosto de 2014 e será realizado em parceria com produtores e comerciantes locais. O lançamento será em setembro de 2014, mês em que Sapezal completa 20 anos de emancipação.