A ameaça às florestas são um ótimo exemplo disso, pois funcionam como uma espécie de reguladoras do meio ambiente: definem o clima, garantem a qualidade do solo, abrigam animais, promovem a biodiversidade, contribuem no ciclo da água. O desmatamento de florestas afeta diretamente todos esses elementos.
Aproveitando este que é um dia de conscientização, pense em você como um agente disseminador de informações. Vender uma idéia é semelhante a vender um produto, portanto conheça bem sobre o que está falando, e assim sua mensagem será absorvida pelas pessoas de forma relevante.
As principais causas do desmatamento de florestas em todo mundo têm caráter econômico: provém das atividades destinadas a abastecer a sociedade de madeira, insumos industriais ou alimentos. Por isso, nós consumidores temos o poder de transformar esta realidade, fazendo escolhas conscientes dos produtos e serviços que consumimos. São dois terços de florestas já destruídas no mundo todo, e se continuarmos com o gerenciamento ambiental inadequado, esta fatia tende a aumentar. Por abrigar grande parte da Floresta Amazônica, o Brasil desempenha um papel importante perante o mundo.
O desmatamento em si, seus motivos e conseqüências são um assunto que rende muitas palavras, muitas frases, textos imensos. Quero propor então a todos aqui que usem 15 minutos do seu tempo e assistam o vídeo abaixo, produzido pelo Greenpeace, que é um dos mais completos e bem feitos que já vi sobre o desmatamento, focado no caso da Amazônia. Este vídeo tem o poder de sensibilizar as pessoas, mostrando um panorama geral do problema.