Os povos indígenas Enawene-Nawe e Salomã, interditaram desde a tarde de ontem (17) a BR 070 entre Comodoro-MT e Vilhena RO, e promete para hoje (18) o fechamento da BR 364 entre Comodoro e Sapezal, segundo o documento em anexo (Termo de Declaração) prestado junto ao Ministério Público Federal de Vilhena-RO (ANEXO), prometendo manter o bloqueio até o dia 29 de agosto, os indígenas alegam que os motivos que os levaram a tal interdição é devido as más condições de uma estrada na aldeia e a falta de uma ponte sobre um rio na comunidade.
Na semana passada os representantes da FUNAI de Juina e da etnia Enawene-Nawe estiveram no gabinete da Prefeita Ilma Grisoste Barbosa fazendo tal reivindicação, a prefeita no entanto informou que a estrada solicitada não se encontra dentro do município de Sapezal, por esse motivo não poderia atendê-los neste quesito pois a legislação não permite investimento municipal fora de suas fronteiras, orientou-os também, que tal reivindicação deveria ser feita junto à Prefeitura de Juina uma vez que a estrada encontra-se naquele município, e não em Sapezal. Convencidos da justificativa, os indígenas entenderam que a prefeita estava correta na afirmativa.
No entanto obtivemos informações da interdição das BRs 170 e 364 nesta data, e os motivos que os levaram a tal interdição. No entanto vimos a público informar que não é justo atribuir ao município de Sapezal - MT o motivo da ação, uma vez mais reafirmamos que a estrada a que se refere o Termo de Declaração, encontra-se no município de Juina-MT. Lembramos também que as estradas das aldeias localizadas no município de Sapezal são mantidas por esta prefeitura e estão em condições de trafegabilidade.