29 JAN 2016
Combate a mosquito mobiliza vários segmentos da sociedade

O Combate ao mosquito Aedes Aegypti transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica Viros, é responsabilidade de todos, porém o Governo Municipal tem feito todo o possível para que não vire uma epidemia na cidade.

Com o período chuvoso, água parada é local propício para reprodução e criadouros do mosquito, para evitar este mal e manter a cidade limpa, a coleta de lixo é feita regularmente, além disso, uma equipe contratada pela Administração Municipal, vem fazendo o recolhimento tanto de materiais descartáveis como de entulhos em vários locais, como por exemplo terrenos baldios e até nos canteiros centrais das avenidas, onde alguns propositadamente tem descartado lixo doméstico, porém, todo o esforço e investimento público torna sem efeito se não houver a cooperação da municipalidade. Além disso, nos bairros alguns moradores tem usado as valas de contensão de águas pluviais para descartar objetos e lixo doméstico, e o pior a equipe retira o material e logo a seguir lá está outro tanto novamente.

Diante disso, algumas ações por parte do poder público deverão ser tomadas nos próximo dias para evitar estes problemas.

Duas reuniões com integrantes de vários segmentos da sociedade, inclusive coma a presença do Juiz de Direito e do Promotor de Justiça foram realizadas esta semana no Auditório do Paço Municipal, com objetivo de discutir estratégias de combate ao mosquito, porém de nada adianta formar mutirões de limpeza se as pessoas não se conscientizarem que cada um de nós somos responsáveis pelo nosso bem estar e do próximo, atitudes simples, como por exemplo: não jogar lixo em locais não apropriados, fazer  limpeza constantes em nossos terrenos e nos lotes baldios nas proximidades  de nossas casas, colocar o lixo doméstico em sacolas plásticas, amarrar, e colocar na cesta para recolhimento (que é feito diariamente), evitar que objeto que possa acumular água fique exposto, entre outros. Fazendo assim certamente evitares males a nós e aos nossos vizinhos.