02 ABR 2013
Sapezal participa de audiência pública em Juína - MT

Na última segunda-feira (01) o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente João Paulo Mattos participou da Audiência Pública promovida pela Assembléia Legislativa do Estado do Mato Grosso que tratou sobre a ampliação das reservas indígenas da etnia Enawenê Nawê dentro dos municípios de Juína, Brasnorte e Sapezal.

Além do Secretário estiveram presentes na audiência os Dep. Estaduais Vagner Ramos (PR), Dilmar Dal’Bosco (DEM), Luciane Bezerra (PSB) o Deputado Federal Nilson Leitão (PSDB), também se fizeram presentes vários prefeitos, vereadores e membros de diversas entidades representativas dentre eles o Presidente do Sindicato Rural de Sapezal Claudio Scariote juntamente com alguns produtores locais.

Na data foi produzido um documento para anexar aos processos cujo teor de forma unânime fora contrários a ampliação das reservas indígenas.

Outro ponto importante da audiência foi quando o Presidente da FAMATO Rui Prado propôs uma ida a Brasília - DF para uma movimentação em defesa do setor produtivo. O Deputado Federal Nilson Leitão (PSDB) falou da PEC 215 que está parada no congresso desde o ano 2000 e disse que  até hoje o Governo Federal de forma omissa não teve coragem  de colocar em debate esta PEC (Proposta de Emenda Constitucional). O Deputado Federal disse ainda que invoca a soberania do Brasil e que o Governo Federal e Estadual  age de maneira covarde quanto ao tema e que esta finalizando a coleta de assinaturas para a abertura de uma CPI para investigar a FUNAI.

O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, João Paulo Mattos, ressaltou a importância das comunidades indígenas para o processo histórico do país, mas se mostrou a favor do Setor produtivo dizendo que o posicionamento do município é contrário a ampliação das reservas indígenas pois afeta diretamente o setor.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024