30 ABR 2013
Servidora da prefeitura participa de evento em Brasília sobre sustentabilidade

Ilda Maria de Campos, agente de desenvolvimento local, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) participou em Brasília, entre os dias 23 a 25 de abril do II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS): Desafios dos Novos Governantes Locais, em parceira com o Governo Federal, o Sebrae e a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).

A solenidade de abertura aconteceu no Centro de eventos Brasil 21 e contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff que reiterou o compromisso do Governo Federal com o desenvolvimento sustentável nos municípios.

Os temas discutidos trataram das leis de barreira que separam as administrações públicas dos pequenos negócios no Brasil e o papel desafiador de estimular o aquecimento da economia municipal.

Ilda Campos explicou que através do curso pode observar que a mudança no método administrativo é algo possível. “É possível desburocratizar todas as coisas para o pequeno empreendedor, mas para isso é preciso que a gestão apoie”, afirmou Ilda. Reiterando que a prefeita apóia e quer as mudanças necessárias para o desenvolvimento sustentável.

A transformação na esfera econômica, de acordo com a servidora pode ser alcançada com a modificação de algumas leis. Ilda participou dos três dias do evento onde pode debater assuntos em salas temáticas. No final do evento foi entregue o certificado de participação.

A incorporação dos Agentes de Desenvolvimento ao quadro das prefeituras está prevista em lei-geral da micro e pequena empresa, que prevê o incentivo aos pequenos negócios pela simplificação de obrigações administrativas, tributárias e outros benefícios de inclusão social.