16 MAI 2013
Sábado haverá campanha de vacinação de cães e gatos nas unidades de saúde
A Prefeitura Municipal de Sapezal por meio da Secretaria de Saúde esta realizando mais uma Campanha de Vacinação contra a Raiva de cães e gatos, que acontecerá no neste sábado, 18, na área urbana e rural do município.

A meta é vacinar 2.606 animais, sendo 2.172 cães e 434 gatos contra raiva que se caracteriza pela transmissão pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura e, mais raramente, pela arranhadura e lambedura de mucosas.

No município não houve nenhum caso de raiva animal registrado, o único meio de prevenção é a vacinação e a orientação aos donos de animais para mantê-los dentro dos quintais para evitar contato com outros animais que por ventura possam estar contaminados.

Os sintomas da raiva são todos decorrentes de acometimento do cérebro, são: confusão mental, desorientação, agressividade, alucinações, dificuldade de deglutir, paralisia motora, espasmos musculares e salivação excessiva.

Confira os pontos de vacinação:

Unidade II

Unidade III