27 MAI 2013
10º Torneio Interestadual de Bocha é realizado em Sapezal
Na última sexta-feira iniciou o 10º Torneio Interestadual de Bocha, realizado no CTG Chama da Tradição. O campeonato foi realizado com 35 times das cidades de Sapezal, Campo Novo do Parecis, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Tapurá, Campo Verde, Rondonópolis e times de Rio Brilhante (MS). O torneio terminou no domingo, 26, às 20h.

No torneio teve premiação em dinheiro além dos troféus. A classificação geral do torneio ficou assim: o primeiro lugar ficou com o time de Tangará da Serra, o segundo e a terceira colocação ficaram com os times de Sapezal e o quarto e última colocação ficou com o time de Rio Brilhante (MS).

Apesar do esporte ser pouco conhecido pelos brasileiros em Sapezal está se tornando tradicional, há dez anos ele vem sendo praticado e mobilizando pessoas de outras cidades a participar dos torneios. De acordo com manuais de regras sobre o esporte explica que o jogo de bocha é um esporte jogado entre duas pessoas ou duas equipes, que consiste em lançar bochas (bolas) e situá-las o mais perto possível de um bolim (bola pequena), previamente lançado. O adversário por sua vez, tentará situar as suas bolas mais perto ainda do bolim, ou remover as bolas dos seus oponentes. O comprimento da cancha-padrão é 20,5 metros.

O esporte começou a ser praticado no Brasil com chegada dos italianos. Os imigrantes trouxeram a prática para a Argentina e depois para o Brasil, através do Rio Grande do Sul. Desde então o esporte vem sendo praticado em Clubes, Centros Comunitários, Empresas, Sindicatos, Paróquias, Praças, Praias e CTGs. Os campeonatos podem ser disputados por jovens, homens, mulheres e veteranos na pratica esportiva.

O torneio foi organizado por membros do CTG com apoio da Prefeitura Municipal de Sapezal e empresas parceiras do evento.