05 JUN 2013
Sapezal, uma rota turística
Cachoeira Utiariti e as ruinas da Igreja próximo a cachoeira

O município de Sapezal já foi palco de duas grandes expedições ocorridas no Brasil no século passado, sendo elas:

A expedição Roosevelt – Rondon liderada pelo ex-presidente americano Theodoro Roosevelt e pelo militar Marechal Candido Rondon, a expedição teve como a pesquisa e a coleta de espécies da fauna e flora na região Amazônica.  Até os dias de hoje é possível encontrar os resquícios materiais deixados pela expedição no Utiariti como os postes da linha telegráfica e o piso da Estação Telegráfica Utiariti.

Missões Jesuítas - As missões Jesuítas também habitaram no Utiariti, essa expedição teve como objetivo catequizar os índios. Nos dias de hoje é possível encontrar vestígios matérias deixado pelos jesuítas como as ruínas da igreja, oficina, banheiro entre outros resquícios materiais deixados por essa missão.

Devido à grande importância histórica deixada pela expedição Roosevelt-Rondon e pelas missões jesuítas se torna de extrema significância preservar os legados materiais e imateriais deixado por eles em nosso município.

Pensando nisso a Prefeitura Municipal juntamente com a Secretária de Desenvolvimento Econômico através da Coordenação de Turismo em parceria com a Secretaria de Educação através da Coordenação de Cultura trouxeram ao município de Sapezal o Historiador Renato de Fonseca Arruda membro do Colegiado Setorial de Patrimônio Material do Conselho Nacional de Políticas Culturais, vinculado ao Ministério da Cultura – MinC para realizar uma consultoria técnica sem ônus financeiro,  nas ruínas do Utiariti.

A visita in loco do historiador ocorreu juntamente com a Coordenação de Turismo e de Cultura da Prefeitura Municipal no dia 27 de maio onde foram abordados os seguintes procedimentos técnicos:

·         Procedimentos técnicos e institucionais para a implementação e implantação de uma política para a proteção e preservação das ruínas de Marechal Candido Rondon e da Cachoeira de Utiariti, compreendidas pelos gestores como Patrimônio Cultural e um possível produto turístico, localizados no Território Indígena Tirecatinga;

·         Orientações/sugestões voltadas para a gestão compartilhada dos bens cultural e desenvolvimento social por meio destes;

·         Sugestão voltada para a criação e implementação do Sistema Municipal do Patrimônio Cultural de Sapezal.

No dia 28 de maio o Historiador junto a Coordenação de Cultura e Turismo e se reuniu com a Prefeita Municipal para uma reunião que teve como pauta as possíveis ações para a preservação do patrimônio histórico cultural presente em nosso município.

A consultoria foi dividida em 2 partes, a primeira que foi a visita in loco e a segunda que será o relatório técnico que será realizada pelo consultor que deverá ser entregue no mês de junho.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024