18 JUN 2013
Diagnóstico do setor Hoteleiro de Sapezal

O primeiro hotel no mundo surgiu no século XVI, o Wekalet-Al-Ghury (atualmente o estabelecimento funciona como centro cultural e artístico), na cidade do Cairo no Egito, desde então o setor hoteleiro passou por uma serie de evoluções e no cenário atual atua como um facilitador na transação de negócios e eventos.

Outro fator significativo sobre a indústria hoteleira é a geração de emprego, para se ter uma idéia de empregos produzidos diretamente e indiretamente criados por este segmento a Organização dos Estados Americanos (OEA) realizou um estudo que apontou que a cada um emprego gerado pelo setor hoteleiro são gerados de 2 a 3 adicionais na atividade turística e mais 3 pontos de serviço em outros segmentos econômicos.

Diante do que foi dito acima e do atual cenário favorável ao crescimento do setor hoteleiro, se tem tornado cada vez mais frequentes a preocupação da gestão pública com este segmento econômico, pensando nisso a Secretaria de Desenvolvimento Econômico através da Coordenação de Turismo realizou a primeira pesquisa do ano voltada somente ao setor hoteleiro do perímetro urbano do município.

Essa pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2013, nesse período foram entrevistados treze hotéis regularizados no perímetro urbano do nosso município.  Durante esse período realizou-se duas visitas em cada hotel no qual se coletavam  dados sobre a quantidade de unidades habitacionais (quartos), leitos, funcionários e serviços oferecidos pelo estabelecimento, entre outras informações que servirão para alimentar o banco de dados do site da prefeitura com informações sobre a cadeia hoteleira e o trade turístico.

A presente pesquisa apontou que a rede hoteleira do município emprega hoje diretamente setenta e uma pessoas, com isso constata-se que cada hotel emprega em media cinco funcionários. Se levarmos em consideração o levantamento feito pela OEA (apresentados acima), teríamos em Sapezal uma estimativa de mais de 400 empregos gerados diretamente e indiretamente pela hotelaria.

O trabalho pontuou que o município conta hoje com trezentos e sessenta e oito  unidades habitacionais (UH) e setecentos e doze leitos, tendo uma taxa ocupacional por UH de 66% que esta abaixo da media nacional e acima da média do centro oeste, pois de acordo com os dados apresentados pela INFOHB (Informativo do Fórum Hoteleiro do Brasil) em março de 2013 a média nacional da taxa de ocupação hoteleira é de 66,7% e  da região Centro-Oeste  de 63%, o que coloca Sapezal a 0.7 pontos porcentuais atrás da média nacional e 3 pontos porcentuais acima da media da região Centro-Oeste.

Outro dado interessante da rede hoteleira de Sapezal, é a media hospedada por dia de 300 pessoas, se levarmos em conta que cada pessoa hospedada em um hotel de nossa cidade gasta em media R$ 100,00 por dia teríamos ao final do ano 10 milhões e 950 mil reais de renda gerados por este setor.

- Confira no gráfico exibido acima.

Vale destacar que de acordo com a pesquisa o segmento hoteleiro de sapezal passa por um período de baixa sazonalidade entre os meses de dezembro a janeiro, período este que ocorre a diminuição do fluxo de circulação na cidade devido ao período de férias.

Um dado alarmante diagnosticado na pesquisa é a falta de mão de obra especializada no setor, sendo que 62% dos estabelecimentos apontaram uma grande carência de mão de obra qualificada nas vagas de recepcionista e camareira.

Ao termino da pesquisa pode-se diagnosticar que Sapezal não deixa a desejar em sua taxa de ocupação se comparado a região Centro-Oeste e a media nacional, outro fato relevante é que o município enfrenta o mesmo problema do país com a falta de qualificação da mão de obra no setor hoteleiro, tendo ciência de fatos como este o diagnostico servira como marco inicial para a gestão municipal tomar medidas cabíveis para fomentar o setor hoteleiro e proporcionar cursos de qualificação em nosso município.