10 JUL 2013
Telefonia fixa será instalada nas comunidades rurais

A empresa Brasileira de Telecomunicações – EMBRATEL, órgão ligado à Agencia Nacional de Telecomunicações - ANATEL, através da Líder Telecom – prestadora de Serviços, está realizando levantamento de viabilidades técnica para implantação de telefonia fixa em todas as comunidades rurais do município de Sapezal.

A Prefeitura Municipal está dando total apoio na realização deste trabalho, com informações precisas de todas as Associações de moradores bem como apoio logístico e transporte.

Já foram visitadas até o momento três locais onde será implantado o sistema de telefonia fixa, são eles: Alto Sapezal, Três Jacús e Vale do Buriti. O responsável técnico afirmou que a exigência para instalação é: que a comunidade tenha no mínimo três famílias com residência fixa e que seja reconhecida como comunidade rural.

Informou também que é necessário um local exclusivo para implantação do sistema de telefonia, TUP – Telefone Utilitário Público, de apenas 6 m2 (seis metros quadrados), que será cercado e protegido pois ali estará  uma antena receptora de satélite e placas de energia solar e baterias recarregáveis através das placas geradoras.

A implantação desse sistema de telefonia tem custo zero para a população, os usuários só pagarão pelo que usarem, ou seja, o sistema aceita cartão pré-pago e não consome energia elétrica convencional, facilitando a vida de todos.

Para que a comunidade receba este benefício, é necessário apenas manifestar seu interesse, encaminhando o pedido à Prefeitura Municipal na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que imediatamente agendará a visita dos técnicos para que façam o levantamento de viabilidade.

Assim que terminar todo o trabalho de viabilidade técnica, as obras deverão ser concluídas em no máximo um ano. Foi o que informou.