12 JUL 2013
SENAR realiza curso de operador de máquinas

O SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, em parceria com a Prefeitura Municipal, está realizando o curso Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego que trata do aprendizado de Máquimas e Implementos Agrícolas, na sala de reuniões da biblioteca Municipal, que teve início dia 8 de Julho e prossegue até o dia 30 de Agosto.

Ao todo foram inscritos 30 alunos, divididos em duas turmas de 15, uma no período da manhã, outra à tarde. As aulas têm duração diária de 4 horas, o público alvo são trabalhadores desempregados, ou que estejam recebendo seguro desemprego e para quem busca qualificação profissional nas atividades rurais com máquinas e equipamentos agrícolas.

As inscrições são gratuitas, e os alunos ainda recebem como incentivo ao aprendizado, uma ajuda simbólica de dois reais por hora, além de todo o material didático, camisetas e bonés, o incentivo é pago pelo Governo Federal.

As aulas são teóricas nesta primeira etapa, porém no final haverá também aulas práticas, quando através de convenio com o Sindicato Rural, os alunos se dirigirão aos locais designamos pelo sindicato para realização das aulas finais.

O instrutor do curso João Paulo, disse que muitos alunos se quer subiram em uma máquina agrícola, e sem a realização de aulas práticas jamais poderia dizer que estes sairiam aptos a operar qualquer implementos agrícola razão pela qual se faz necessário a aula pratica.

O objetivo é preparar profissionais locais, evitando que empresários do setor agrícola tenham que recorrer a outras regiões e ou estados na busca de mão de obra qualificada.