18 JUL 2013
Realizado curso Saber Empreender

Foi realizado entre os dias 15 a 17 de Julho no Centro de Qualificação Emprego e Renda – CQTR, o Curso Saber Empreender, realizado pelo SEBRAE em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Economico, Coordenação de Indústria e Comercio.

O público alvo foram costureiras em treinamento, o curso teve por objetivo despertar o espírito empreendedor nas costureiras do projeto, proporcionando não somente o aprendizado em corte e costura, mas ainda a capacitação em gestão empresarial.

O coordenador Ivonir disse que muitas mulheres desejam aprender a profissão de costureira e outras já sabem, mas não tem a menor idéia de como começar um negocio próprio. “Este curso veio exatamente para despertar o instinto empreendedor que muitas possuem mostrando também, o caminho a seguir após o aprendizado, e a maneiro como conseguir financiamento”. Disse.

Saiba mais sobre Saber Empreender

O que é: É o Programa do SEBRAE que desperta a visão empreendedora, ajudando você a usar e valorizar

suas características nos negócios.

Objetivo: Proporcionar aos participantes condições para o entendimento e identificação das Características e

Comportamentos Empreendedores, bem como criar condições que os levem a saber empreender ações

específicas que os ajudarão a criar ou fortalecer e expandir seus negócios

Carga Horária: 27 horas, divididas em três dias consecutivos de nove horas, cada.

A turma deverá ter no máximo 30 participantes, a serem definidos conforme critérios estabelecidos pela

Instituição.

Conteúdo Programático:

Encontro 1: Quem é o empreendedor?

Encontro 2: O empreendedor em ação;

Encontro 3: A Orientação para Resultados.

Metodologia/estrutura do curso: A metodologia do SABER EMPREENDER, foi estruturada com base na

experiência do planejamento e da aplicação do Projeto EMPRETEC no Brasil. Ele começa por um rápido, mas

intenso mergulho no campo do empreendedorismo e da visão empreendedora, de suas definições e conceitos a

partir da questão: o que é mesmo ser empreendedor?

SABER EMPREENDER é bem mais que simplesmente "tocar" um negócio. É conquistar a habilidade de

trabalhar com objetivos definidos. É organizar-se o suficiente para deter a empresa nas mãos, e não o inverso.

Com a empresa nas mãos, você a conduz para onde quiser. Essa é a visão fundamental no mundo dos

negócios. Para chegar lá, devemos desenvolver comportamentos pró-ativos, favoráveis ao êxito dos negócios.

Esta é a razão de algumas práticas ou "vivências" durante o Saber Empreender.

As práticas aproximarão os participantes da realidade empresarial e, diante das situações vivenciadas,

permitirão que sintam suas dificuldades e as habilidades que mais necessitam desenvolver.

Nesses exercícios, o empresário também terá conhecimento dos principais problemas dos pequenos negócios,

bem como os procedimentos básicos e as ferramentas que o conduzirão a um melhor desempenho

empresarial.

Veja o passo-a-passo para ter acesso à linhas de crédito. Documentação necessária e Furmulários de Cadastro.

Passo a Passo

Os interessados devem procurar a MT FOMENTO, onde receberão informações sobre as modalidades de crédito e o modelo do cadastro/carta de enquadramento para ser preenchido e devolvido juntamente com os documentos exigidos.

Com todos os documentos nas mãos, é aberto e protocolado o processo e será entregue uma via do protocolo.

O processo será analisado rigorosamente de acordo com os parâmetros definidos pelo Manual de Políticas e Normas de Crédito.

Durante a análise, a MT Fomento, entendendo que o processo precisa de mais documentos para a conclusão, fará a solicitação de novos documentos, concedendo prazo ao proponente para a remessa da documentação.

O não cumprimento do prazo pelo proponente o processo será arquivado.

O processo é levado para o Comitê de Crédito.

Se o processo for deferido pelo Comitê de Crédito, será solicitado:

Notas fiscais originais (quando for o caso) de acordo com os orçamentos juntados no processo,

Laudos de avaliações por empresa especializada sobre o estado de conservação e valor venal dos objetos a serem financiados ou dados em garantia,

Autorização para o crédito em conta com as seguintes informações: número da conta, banco do fornecedor ou cliente se for o caso de capital de giro (empresa no papel timbrado) (via fax), documentação indispensável para a liberação da operação de crédito,

E ainda outros documentos conforme decisão do Comitê de Crédito,

O proponente será informado sobre a assinatura do Instrumento Contratual.

Se indeferido pelo Comitê de Crédito, o proponente será comunicado oficialmente sobre o indeferimento da sua proposta de crédito e o processo é arquivado.

Obs. Podem existir variações em função da linha de crédito utilizada.

·         Capital Fixo: maquinas e equipamentos o proprio bem financiado.

·         Capital Misto: maquinas, equipamentos e materia prima, o proprio bem financiado e aval comum.

Não possuir restrições cadastrais.

Maiores detalhes Acesse: WWW.mtfomento.mt.gov.br

Ou no seguinte Endereço: R. Barão de Melgaço, 3565 - Centro Sul, Cuiabá - MT, 78020-902

Telefone:(65) 3613-7900

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024