22 JUL 2013
Sapezal busca visibilidade de expansão turística

Tendo em vista a novas Diretrizes do Programa Nacional de Regionalização do Turismo, de acordo com a Portaria nº 105/Mtur/2013, que estabelece a política estrutural de desenvolvimento do Turismo no Brasil, por trás dos números fenomenais da produção agrícola de Sapezal, se vislumbra encantos naturais e antropológicos que magnetizam nossos visitantes. Paisagens de florestas exuberantes, tribos indígenas, cachoeiras e rios caudalosos criaram neste canto do planeta, um painel exuberante do meio ambiente e da diversidade cultural de nossa terra. Conhecer Sapezal é mergulhar em um Brasil de cores e sensações únicas.

Por isso mesmo, a Prefeitura não perdeu tempo e junto ao órgão maximo de turismo do estado, Secretária de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso (SEDTUR), e na última Quarta- Feira (17) fez seu cadastro e se aderiu ao referido Programa de Regionalização do Turismo. As regiões Turísticas do Programa são compostas por cinco municípios: Barra do Bugres, Nova Olímpia, Tangará da Serra, Campo Novo dos Parecis e Sapezal, denominadas como Nascentes Platinas Amazônicas. Sapezal já tem um interlocutor municipal que é o Coordenador de Turismo a pessoa que representa diretamente o Turismo do município e vai representar o município junto a SEDTUR e o mesmo estará concorrendo no próximo mês a o interlocutor regional que representara a região junto ao Ministério do Turismo (Mtur).

A Prefeitura já esta se adequando com a base que é a reativação do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e a criação de um fundo de Turismo (FUMTUR), e também esta elaborando um projeto para incluir o município na Rota do Turismo Regional. Um grupo de técnicos está preparando o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo, e com objetivo de criar alternativas de empregos e negócios sustentáveis no município.

Segundo o Coordenador Sidnei Zimmermann (Beto), Sapezal é um Município múltiplo, complexo, diverso. Compreender e aceitar essa multiplicidade é  a única forma de conhecê-lo por inteiro: por suas dimensões, o município não admite um olhar geral, que não esteja com as diferenças. É preciso confrontar diversas idéias, necessidades e demandas de sociedade nas esferas regional, estadual e, por que não dizer, local. É esse o caminho adotado pela Política de Regionalização do Turismo que este documento renova e revisita.

Mais Turismo,

Mais Desenvolvimento