Com presença de grande publico, foi realizado na manhã desta Quinta-Feira (15), no Ginásio Poliesportivo Marcelo Maya, cerimônia de entrega de Certificado de Dispensa de Incorporação- CDI, aos jovens nascidos no ano de 1995, e que foram dispensados do Serviço Militar Inicial, conforme o § 6º Art. 107 com os Arts. 216 e 217 do Regulamento da Lei do Serviço Militar.
Vária autoridades civis e eclesiásticas marcaram presença entre elas, a Prefeita Municipal Ilma Grisoste, o Presidente da Câmara Walmir Fontaneli, Vereadores: Izequiel Pereira, Elaine Maria Schneider e Ronaldo Oliveira, Secretários Municipais, Bispo Elizeu da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e o Pastor Junior da Igreja do Evangelho Quadrangular, e também entidades.
No Total cento e um (101) jovens fizeram juramento, que repetindo as palavras proferidas pelo chefe da 188ª Junta de Serviço Militar. Fernando José Neis, juraram o seguinte: "Dispensado da prestação do Serviço Militar inicial, por força de disposições legais e consciente dos deveres que a Constituição impõe a todos os brasileiros, para com a defesa nacional, prometo estar sempre pronto a cumprir com as minhas obrigações militares, inclusive a de atender a convocações de emergência e, na esfera das minhas atribuições, a dedicar-me inteiramente aos interesses da Pátria, cuja honra, integridade e instituições defenderei, com o sacrifício da própria vida".
O Capitão Walter Firmino, Delegado da 10ª Junta de Serviço Militar, afirmou que a dispensa do Serviço Militar é inicial, uma vez que se houver necessidade o cidadão poderá ser convocado entre os 18 até completar quarenta e cinco (45) anos de idade.
O Juramento trouxe grande emoção até mesmo ao experiente oficial, que está prestes a se aposentar, e ao final disse, que ser militar é mais que vocação, é quase um sacerdócio, apesar dos seus 35 anos de serviço ao Exército Brasileiro, resolveu assumir mais este compromisso em favor da Pátria, que é ser Delegado da 10ª Junta de Serviço Militar, instalado atualmente em Rosário Oeste, e que abrange 17 municípios do estado de Mato Grosso.
Por sua vez, a Prefeita Ilma Grisoste, disse em seu discurso, que o juramento é de enorme profundidade, uma vez que os jovens se comprometeram até mesmo com a própria vida em defesa da Pátria, e afirmou que o único que deu sua vida pela humanidade foi Jesus Cristo, que deu sua vida por todos.
Parabenizou o chefe da JSM de Sapezal, ao Delegado da 10ª JSM, pela organização e ao jovens que ali compareceram para o ato de civismo, agradeceu às autoridades presentes e aos familiares presentes.