A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde já iniciou as atividades de “Combate a Hantavirose” a Secretária de Saúde. Claudia Solano disse que Já foram realizadas palestras e orientações em 43 fazendas do município e estaremos dando continuidade nos próximos meses com a campanha, nossa meta é realizar orientações em todas as fazendas do município de Sapezal. A intenção é desenvolver um trabalho educativo de prevenção e promoção à saúde. Disse.
De acordo com a vigilância epidemiológica do município, no ano de 2012 foi notificado 01 caso suspeito de Hantavirose.
Ainda de acordo com a vigilância epidemiológica do município, nenhum caso foi confirmado até o momento. A preocupação no entanto,em relação a hantavirose é que, devido a casos suspeitos e confirmados ocorridos em municípios vizinhos como por exemplo: (Campo Novo do Parecis), vimos a necessidade de realizar esse trabalho com as fazendas do município. Pois somente a mobilização de todos envolvidos, tanto proprietários de fazendas e secretaria municipal de saúde, podemos amenizar essa situação. Afirmou.
“O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é ampliar os trabalhos de esclarecimento sobre a doença, isto que as pessoas caem no esquecimento, principalmente por não ter registrado no município nenhum caso em 2013”, esclarece a secretária de saúde Claudia Solano.
“A prevenção é a melhor forma de combater a doença, temos sempre que estar falando e discutindo este tema, pois nossa população é flutuante, muda muito e recebemos pessoas dos quatro cantos do Brasil”, destacou.
A hantavirose é uma doença grave e aguda, com alta taxa de letalidade. É causada pelo hantavírus, encontrado em ratos silvestres, que vivem em áreas rurais. A transmissão ocorre quando a pessoa respira a poeira das fezes, urina ou saliva dos roedores contaminados, principalmente, em ambientes fechados.
Os principais sintomas são febre acima de 38 graus, dores musculares e dificuldade de respirar, dor lombar e desde que o paciente tenha estado na zona rural nos últimos 60 dias. Apesar do risco de morte, a hantavirose tem cura, mas é fundamental procurar atendimento médico aos primeiros sintomas.