Uma comissão de prefeitas(os), formados por Sapezal: Ilma Grisoste Barbosa - (PSD); Campos de Júlio: Dirceu Martins Comiran - (PSD); Comodoro: Marlise Marques Moraes - (PR); Nova Lacerda: Valmir Luiz Moreto - (DEM); Conquista d´Oeste: Walmir Guse - (PR) e Pontes e Lacerda: Donizete Barbosa do Nascimento - (PPS), estiveram no último Sábado (19) na cidade de Vilhena - RO, onde foram recepcionados pelo gerente da empresa Coop - Camaro - Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis do Estado de Rondonia, Sr. Fausto, quando ficaram conhecendo o sistema de tratamento e destinação final do lixo (aterro sanitário).
Os prefeitos têm se mostrado preocupados com a destinação do lixo recolhido diariamente de seus municípios e buscam alternativas para fazer cumprir a Lei nº 12.305 de 02 de Agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos em seu artigo primeiro e parágrafos 1 e 2:
Art. 1o Esta Lei institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis.
§ 1o Estão sujeitas à observância desta Lei as pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, responsáveis, direta ou indiretamente, pela geração de resíduos sólidos e as que desenvolvam ações relacionadas à gestão integrada ou ao gerenciamento de resíduos sólidos.
§ 2o Esta Lei não se aplica aos rejeitos radioativos, que são regulados por legislação específica.
O prazo final para que os municípios se adequem ao sistema de coleta seletiva e destinação do lixo, deixando assim de existir os chamados lixões a céu aberto para o sistema de aterro sanitário é o mês de agosto de 2014.
Baseados nestes princípios é que a Prefeita Ilma Grisoste está procurando de todas as formas uma maneira prática de cumprir a lei, uma vez que não é apenas uma questão de cumprimento, mas ambiental, procurando trazer melhores condições de vida aos munícipes, no que se refere tanto a saúde quanto a geração de renda.
Ilma Grisoste disse que: "para conseguir atingir a meta, é preciso buscar a união e parceria entre os municípios, pois da forma que está, nenhum município consegue individualmente se adequar a lei, é preciso também buscar parcerias com empresas que queiram investir neste seguimento, pois o que para nós é lixo para muitos é fonte de renda, desde que seja feita a reciclagem adequada, e isso requer o envolvimento de pessoas que estejam dispostos a trabalhar nesta área". Disse, afirmando ainda que: "É interessante conhecer, diversificar nossa visão, porque cada vez que agente se reúne cada um tem uma solução, e agente acaba discutindo e tentando encontrar algo em conjunto, e aqui não é momento para nenhum de nós termos vaidades, o correto é encontrar uma solução viável economicamente, socialmente, ecologicamente para toda região, e é por isso que estamos todos juntos. Não importa em que região você está ou em que município, o que importa é encontrar uma solução e é isso que estamos buscando aqui juntos". Finalizou a Prefeita Ilma Grisoste.
O aterro sanitário visitado pelos prefeitos(as), já está com sua obra concluída e deverá entrar em funcionamento no próximo mês de novembro.