Teve inicio no sábado (30) o Curso de Aperfeiçoamento da Educação das Relações Étinicorraciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos.
O Curso é realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, através do Núcleo de Pesquisas Externas sobre Relações Raciais na Educação e Sociedade Brasileira - NEPRE e Universidade Aberta do Brasil - UAB Sapezal, é dirigido a todos os professores da Pública de Ensino, preferencialmente aos professores do EJA, pois trata a discussão desta modalidade de ensino relacionado as questões raciais.
A Coordenadora de Tutoria Professora Zilma Maria da Silva Marques, informou que o curso é por módulos, a princípio terá duração de cinco meses podendo sofrer alterações devido o calendário escolar e visa o treinamento dos docentes na preparação contra o preconceito racial .
O Objetivo do curso, é instrumentalizar o professor para trabalhar a Lei 10.639, que determina a obrigatoriedade do ensino de História da África, a discussão do negro na sociedade brasileira e a valorização da cultura Afro-Brasileira.
A professora disse também que haverá três encontros presenciais, sendo o primeiro na aula inaugural que aconteceu sábado, onde neste primeiro contato os alunos tomarão conhecimento do curso, o segundo encontro deverá ocorrer em fevereiro, e o último, no encerramento, com apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos professores em sala de aulas e a realização deste trabalho.
A Coordenadora da UAB - Sapezal Valderes Delmondes, disse que foram abertas apenas 25 vagas, mas que a procura foi muito superior, portanto não descarta a possibilidade de abertura de novas vagas para suprir a demanda.
Disse ainda que no próximo final de semana terá início na UAB - Sapezal, o curso superior de Tecnólogo oferecido pelo Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT com 50 vagas e duração de três anos.
Lembrou também que desde o dia 18 passada já estão abertas as inscrições pela UEMAT, os cursos de Bacharel em Administração e duas licenciaturas, sendo uma em Pedagogia e outra em Letras com habilitação em Inglês.
As inscrições prosseguem até o dia 02 de janeiro de 2014 e dia 03 também de janeiro, é o último dia para efetuar o pagamento, a prova deverá acontecer dia 26 de janeiro, já as matrículas serão somente em março, isso devido o período de ferias escolares.
Neste cursos oferecidos pela UNEMAT, serão oferecidos 150 (cento e cinquenta) vagas, com isso o total de alunos atendidos pela UAB - Sapezal, somarão em torno de 370 (trezentos e setenta) alunos, sendo 04 Especializações; 01 Tecnólogo Superior; 01 Curso de Formação Continuada; 01 Bacharel em Administração e 02 Licenciaturas