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DEZ
10
10 DEZ 2013
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PROCON de Sapezal soluciona cerca de 70% dos problemas gerados este ano
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A Prefeitura de Sapezal através do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) realizou neste ano de 2013 cerca de 1.954 atendimentos a consumidores Sapezalenses que necessitaram recorrer a este órgão.

 
O PROCON de Sapezal é uma fundação com personalidade jurídica, cujo objetivo é executar a política estadual de proteção e defesa do consumidor através da Coordenadora Edna Cristina Gasparini.


Dentre os serviços prestados estão: Informações sobre o Código de defesa do consumidor, Atendimentos preliminar, Notificações, audiências de conciliações entre consumidor e fornecedor e quando não há acordo em audiência , o caso é encaminhado ao Juizado Especial Cível com jurisdição sobre o local.


As vendas pela internet estão se popularizando cada vez mais e a população Sapezalense está aderindo a esse meio de consumo para fazer compras de todos os tipos sem precisar sair do conforto de casa. Com isso, as reclamações a respeito de lojas online também cresceram em nosso município.

 
“As reclamações contra estes sites ocorrem por irregularidades, como demora, falta de entrega do produto, ou entrega de produtos com problemas na qualidade, sem resolução por parte dos fornecedores". “Estas são as três principais reclamações registradas no PROCON com relação ao comércio eletrônico”, informa Edna Cristina Gasparini.


A coordenadora do órgão fiscalizador alerta os consumidores de que, antes de efetuar qualquer compra pela internet, é necessário verificar se está disponibilizado o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), endereço físico e eletrônico, canais de troca e atendimento. “Estes dados devem estar visíveis no site”, salienta.


Dentre as reclamações destacam-se as de não entrega ou demora em receber o produto, defeito, desistência da compra e por produtos entregues com danos se tratando de compras realizadas pela internet, já as compras no comércio local as maiores reclamações tem sido de defeitos de fábrica em produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos.


O PROCON de Sapezal solucionou neste ano cerca de 70% dos casos em prol dos direitos do consumidor e ressalta ainda que todos os comerciantes devem disponibilizar em um local visível o Código de Defesa do Consumidor para sanar quaisquer  dúvidas de seus clientes, pois exigir nossos direitos é um dever seu, meu e de todos nós.


Para mais informações, procure a Coordenadoria Procon Municipal pelo telefone (65) 3383-1752. E para formalizar reclamações, o órgão atende na Rua do Cará, 1380 – Centro, junto ao SINE de segunda a sexta-feira das 07h00min às 13h00min.
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