Em visita ao município de Sorriso, o grupo de empreendedores de Sapezal, acompanhados do Secretário de Desenvolvimento Econômico João Paulo Matos de Moura e sua equipe visitaram a empresa Sanorte, onde a engenheira sanitarista responsável Renata Grasel mostrou ao grupo como funciona o aterro sanitário e a importancia deste para a saúde e preservação ambiental.
Explicou que a empresa é privada, não tendo portanto nenhum incentivo do poder público, porém as prefeituras pagam para que o lixo colhido possa ter uma destinação adequada, ou seja, o serviço de coleta de lixo é feito pela prefeitura, onde são depositados em container, e assim que atinge a quantia mínima, é recolhido pela empresa, no caso a Sanorte, é então levado para o aterro sanitário para sua destinação final.
O lixo domestico gera dois sub-produtos, O gás metano que é canalizado por tubulações e ao chegar na superfície é queimado, e o chorume, que é o acúmulo de líquidos tóxicos que sai do lixo quando este começa a decompor, este por sua vez são canalizados para tanques onde são tratados e após análise são devolvidos à natureza, não causando portanto nenhuma contaminação ambiental.
Atualmente nove municípios e três empresas privadas enviam seus lixos ao aterro sanitário, que tem uma área de 147 ha, recebe cerca de 120 toneladas dia, onde é compactado e aterrado, não ficando portanto a céu aberto, como acontece nos lixões.
A engenheira disse que um dos grande problemas ainda é a falta de seleção do lixo doméstico, mas que alguns municípios já estão procurando fazê-lo, "a Sanorte esta firmando parcerias para este fim, uma vez que todos os municípios deverão se adequar as novas leis ambientais e não poderão mais deixar o lixo a céu aberto, estamos nos adequando as leis e muito em breve teremos um local, onde será feito a reciclagem.
Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.
Importância e vantagens da reciclagem
A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. Muitos governos e ONGs estão cobrando de empresas posturas responsáveis: o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo.
No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.
Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.
Muitos materiais como, por exemplo, o alumínio pode ser reciclado com um nível de reaproveitamento de quase 100%. Derretido, ele retorna para as linhas de produção das indústrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas.
Muitas campanhas educativas têm despertado a atenção para o problema do lixo nas grandes cidades. Cada vez mais, os centros urbanos, com grande crescimento populacional, tem encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta. Nas escolas, muitos alunos são orientados pelos professores a separarem o lixo em suas residências. Outro dado interessante é que já é comum nos grandes condomínios a reciclagem do lixo.
Assim como nas cidades, na zona rural a reciclagem também acontece. O lixo orgânico é utilizado na fabricação de adubo orgânico para ser utilizado na agricultura.
Como podemos observar, se o homem souber utilizar os recursos da natureza, poderemos ter , muito em breve, um mundo mais limpo e mais desenvolvido. Desta forma, poderemos conquistar o tão sonhado desenvolvimento sustentável do planeta.
Exemplos de Produtos Recicláveis
- Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requeijão, etc.), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.
- Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel.
- Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.
- Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens e sacolas de supermercado.