Há muito tempo atrás, ouvi um comentário muito preconceituoso a respeito da nossa Mercante. Um comentário que muita gente já deve ter ouvido é que somos parte de uma Marinha de Mentira. Seria apenas um recalque, se não fosse tão absurdo. Sim, absurdo. Porque se existe uma Marinha de Verdade no Brasil, ela só pode ser a Mercante. Vou provar:
Américo Vespucci, por acaso, era da Marinha Militar? A História diz que ele era um mercador, um geógrafo, um navegador. Ao que sabemos, Vespucci descobriu a América. Só.
As grandes navegações foram uma iniciativa de mercado ou uma iniciativa militar? A História diz que o propulsor das grandes navegações chamava-se Mercantilismo. Qualquer semelhança é mera coincidência.
A primeira Marinha do mundo não foi criada para a guerra, mas sim para a compra, venda e pesquisa. Depois é que veio a Marinha Militar.
Pela própria definição de Marinha: “conjunto das organizações e dos meios (pessoal, equipamentos, infraestruturas e outros recursos) dedicados às atividades marítimas, sobretudo daquelas que impliquem o uso de embarcações”. Olhe para as duas e veja qual melhor se encaixa.
Não é o nosso objetivo alimentar picuinhas entre as Marinhas, mas hoje é um dia de celebração, de orgulho, de satisfação por sermos aquilo que somos. E se tem uma coisa que somos, é homens do mar.Homens e mulheres com espírito pirata, que são visitas em suas próprias casas, que muitas vezes não viram seus entes queridos partirem nem seus filhos crescerem, pois carregam nas solas de seus sapatos, poeira do mundo todo.
Homens e mulheres que escolheram uma vida sacrificada unicamente por vocação. Homens e mulheres que choram de saudades, que passam o Natal à bordo, que vão passar o Ano-Novo à bordo, ou que estarão em casa, mas vão estar embarcados no Carnaval.Homens e mulheres que convivem com a pior ausência de todas, que é a ausência de si próprio. Homens e mulheres que não são lembrados muitas vezes porque não são vistos.
Homens e mulheres do Mar. E são do Mar pelas atitudes que tomam, não pelo par de platinas que pousam em seus ombros. E sempre serão do Mar, por onde passarem.
Homens e mulheres que merecem o nosso respeito e os nossos cumprimentos pelo dia de hoje.
Parabéns a todos os Mercantes! Bons Ventos para a Marinha de Verdade!