21 OUT 2015
Campanha Nacional de Hanseníase, Geo-Helmintíase e Tracoma

Durante a campanha nacional contra hanseníase e Geo-Helmintíase de 10 de agosto a 31 de outubro com iniciativa Ministério da Saúde, em várias cidades brasileiras, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, realizou palestras em algumas escolas, cujo objetivo é reduzir drasticamente a carga das geohelmintíase na população escolar e eliminar o tracoma como causa de cegueira no Brasil. Para Hanseníase o objetivo da Campanha é identificar casos suspeitos de hanseníase por meio do "método do espelho" (utilização de ficha de autoimagem) e referenciar à rede básica de saúde para confirmação do diagnóstico e tratamento.

A estratégia da Secretaria de Saúde, foi direcionar as informações aos professores. Na noite de ontem, a enfermeira Flávia Machado palestrou sobre o tema aos alunos do EJA na Escola Municipal Eneli Firmo Bandeira Scapinello.

Estratégias

Na parte técnica da campanha são orientados os medicamentos para tratamento de verminoses e do Tracoma. A medicação só existe na rede pública de saúde e o diagnóstico é feito nas unidades de saúde.

Para a Geohelmintíase será administrado Albendazol de 400mg e para o Tracoma será administrado Azitromicina suspensão de 500mg ou 600mg.

Para a hanseníase, a estratégia será a busca ativa de casos suspeitos entre as crianças. Para isso, os pais também deverão preencher um formulário intitulado "Ficha de Autoimagem" indicando a existência de qualquer sinal, mancha ou caroço na pele dos filhos. Todas as pessoas que tiverem qualquer sintoma serão encaminhadas para a unidade de saúde em que a família está inscrita para uma consulta.