31 MAR 2016
Municípios e governo vão fortalecer parceria para enfrentar a crise

A principal proposta discutida nesta quarta-feira (30) durante reunião entre prefeitos e o governador Pedro Taques e equipe é que haja união entre os entes federados para combater a crise econômica que está atingindo todas as esferas de governo. A reunião foi realizada em um auditório do Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, e contou com a participação de gestores municipais de várias regiões, além de deputados, secretários, entre outras autoridades.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, disse que o trabalho integrado é muito importante para enfrentar o atual momento de dificuldade. “Precisamos fortalecer a parceria porque vivemos um momento de crise e não há possibilidade de superar se não for unindo forças, de forma integrada”, assinalou.

O governador Pedro Taques reiterou a necessidade de um trabalho conjunto entre estado e prefeituras para melhorar a gestão pública. “O Brasil vive uma crise econômica, moral e ética. Precisamos de união nesse momento”, ressaltou.

Durante o encontro os prefeitos se reuniram, por meio dos consórcios intermunicipais de desenvolvimento econômico, com os secretários de estado para ouvir as respostas e encaminhamentos sobre as demandas de vários setores.

Os prefeitos encaminharam as principais demandas para o governo do estado por e-mail para agilizar o atendimento. Foram encaminhadas mais de mil solicitações, que incluíam principalmente investimentos na área de saúde, segurança pública, transporte escolar, além da liberação de recursos de convênios para obras urbanas e pavimentação.

O prefeito de Diamantino, Juviano Lincoln, que integra o consórcio Alto do Rio Paraguai, solicitou a disponibilização de escrivão e investigador para a delegacia do município porque a cidade cresceu e a violência também. A falta desses servidores dificulta a produção de boletins de ocorrência e a solução de crimes. Ele disse, ainda, que há projetos já aprovados pela Secretaria de Estado de Cidades, mas que ainda aguarda a liberação dos recursos para a reforma de praça e pavimentação. O gestor reivindicou também o repasse para o hospital regional que está cinco meses atrasado.

A liberação de recursos de convênios com a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra-MT) foi a principal reivindicação do prefeito de Acorizal, Arcílio Cruz, do consórcio Vale do Rio Cuiabá. Ele explicou que o município possui obras de pavimentação urbana paralisadas, com recursos da ordem de R$ 380 mil de um convênio da gestão anterior. Arcílio também pediu celeridade na licitação de obras com recursos oriundos de emendas parlamentares para asfaltamento, reforço do efetivo policial e apoio para reforma da Estação de Tratamento de Água da cidade.

A prefeita de Araguainha, Maria José das Graças, do consórcio Nascentes do Araguaia, buscou o apoio do governo do estado para aquisição de ambulâncias. A gestora explicou que está sem veículos para o transporte de pacientes e depende do apoio de municípios vizinhos ou aluguel de ambulâncias particulares para transferência de pacientes.

De acordo com o secretário da Casa Civil, Paulo Taques, serão realizadas duas reuniões semestrais com os consórcios e um encontro semestral com os prefeitos para discutir e encaminhar as reivindicações. O secretário solicitou aos prefeitos que encaminhem à Casa Civil sugestões para aprimorar as reuniões.