11 MAI 2016
Curso de pintura em tela

O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, está oferecendo aos alunos dos programas sociais, Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculos, e Guarda Mirim curso de pintura em tela.

Pintura em Tela: Mais que uma técnica, uma oportunidade profissional tem como objetivos promover oficinas de pintura em tela, aumentar o acesso dos população à arte, dar condições ao aluno de relaxar e assimilar o conceito de qualidade em todo o processo de tal maneira que o impacto satisfatório provocado pelos resultados obtidos, venha intensificar o aprimoramento da técnica de criação.

Este projeto propõe o seguinte desafio! Transmitir conhecimento é um desafio! Adquiri-los também! Pois todo artista transmite através de sua obra, uma denúncia, uma emoção, um desabafo, uma alegria e valores estéticos, pois todos através de sua arte, e modo de se comunicar, escrevem seu nome na história do universo. O curso está sendo ministrado pelo artista plástico Nathan Henrique.

O curso está sendo ministrado pelo artista plástico Nathan Henrique. Nascido em Cuiabá, Nathan viveu grande parte de sua vida em Vila Bela da Santíssima Trindade, cidade histórica e primeira capital do estado de Mato Grosso. E foi inspirado nesta cidade que ele criou sua primeira exposição: “Vendi algumas coisas, comprei material e comecei a pintar quadros em homenagem a pessoas de Vila Bela”. No total, foram 12 personagens: “Enquanto eu pintava, vinha mais um na minha cabeça, e eu segui fazendo”, conta.

Com os quadros prontos, Nathan realizou sua primeira exposição em julho de 2015. “Foi um sucesso, muita gente foi, tinha excursão de colégio, de instituições [...] até o governador foi. Vila Bela é uma cidade histórica que não tinha nenhum artista plástico”, conta o pintor.

Depois da primeira aparição, o artista conquistou certo destaque. Em pouco tempo estava na televisão, dando entrevistas, foi convidado para pintar murais, fazer performances de ‘live painting’ e se tornou conhecido no cenário regional: “A minha identidade vem da Pop Art, mas é uma pop art regional, com diversas referências de Cuiabá e Mato Grosso”, explica. Em todas as suas obras, por exemplo, ele coloca uma garrafa na cabeça dos persoangens – alusão a uma dança típica de Vila Bela.