A inauguração da sede própria da Vara do Trabalho de Sapezal, nesta sexta-feira (22), foi saudada pelas autoridades presentes à solenidade como um sinal de fortalecimento do judiciário trabalhista bem como do progresso da região.
Além da cidade, a unidade tem sob sua jurisdição os municípios de Comodoro e Campos de Júlio. "Pensar que Sapezal é uma das cidades-pólos no estado a possuir uma unidade da Justiça do Trabalho é um motivo de orgulho para todos", afirmou a prefeita Ilma Grisoste Barbosa.
Criada em setembro de 2011 e instalada três meses depois, a Vara do Trabalho de Sapezal funcionava, até esta semana, em um prédio cedido pela Prefeitura. Mas antes disso, o judiciário trabalhista já estava presente na cidade por meio de uma vara itinerante, que se caracteriza pela ida periódica do juiz e servidores para a realização de audiências nas cidades que não possuem uma unidade permanente da Justiça do Trabalho.
O caminho percorrido até a criação de uma vara definitiva e agora da construção de uma sede própria foi longo e contou com a atuação determinante de pessoas como os ex-prefeitos Cesar Maggi e Aldir Schnaider, do deputado federal Valtenir Pereira e do ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT), desembargador Osmair Couto, todos presentes à inauguração do novo prédio nesta sexta. “A presença da Justiça do Trabalho demonstra que se tem desenvolvimento, tem empresas, tem postos de trabalho. Por isso só temos a agradecer a todos pela confiança de ter tornado Sapezal um pólo regional”, enfatizou a prefeita.
A sintonia entre a região de Sapezal e o judiciário trabalhista foi destacada também pelo presidente do TRT/MT, desembargador Tarcísio Valente, que citou a rica história da cidade, pelo pioneirismo de seus idealizadores e de sua população. “Aqui tudo impressiona pela riqueza de sua economia, pela bravura de seu povo e pela ordem do seu progresso”, afirmou.
“E nós da Justiça do Trabalho estamos participando ativamente do progresso de Sapezal, conciliando o capital e o trabalho, contribuindo com as classes empresarial e trabalhadora, em um ambiente de trabalho harmônico e seguro, todos trabalhando de forma decente e civilizada, na construção de um novo mundo, tendo a dignidade do ser humano como valor supremo”, ressaltou.
Por fim, o desembargador-presidente agradeceu à bancada federal de Mato Grosso, especialmente ao senador Jayme Campos e ao deputado Valtenir, pelas emendas ao orçamento, que possibilitaram a construção do imóvel em Sapezal bem como em mais de uma dezena de varas do interior. “Com esse aporte, estamos conseguindo dotar todas as varas trabalhistas de sedes próprias, padronizadas e conforme as normas de acessibilidade e sustentabilidade exigidas”, concluiu.
Seguindo o projeto arquitetônico das unidades da Justiça do Trabalho mato-grossense, a nova sede da Vara de Sapezal possui área construída de 289 metros quadrados, mesma metragem das recém-inauguradas varas de Alto Araguaia e Peixoto de Azevedo. A obra de Sapezal foi concluída por um total de 560 mil reais.
Doado pelo Município, o terreno que abriga o Fórum Trabalhista de Sapezal possui 1.600 metros quadrados e fica situado na avenida Jaime Schecheli, 939, Cidezal IV, nas proximidades da Polícia Militar e da Delegacia de Polícia Civil.