Esta sendo realizado hoje (19) e amanhã (20) no Auditório do Paço Municipal, cursos de capacitação de servidores públicos sobre o Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI). a implantação do Programa acontece após a Prefeita Ilma Grisoste Barbosa ter assinado termo de adesão junto ao TCE - Tribunal de Contas de Mato Grosso.
Ao fazer a abertura, a Prefeita disse que a implantação do Programa é muito importante pois direciona as medidas que a gestão deve tomar, envolvendo representantes de todas as secretarias, com isso qualifica os servidores, afirmando que a princípio será apenas interna com o treinamento dos representantes da administração, tendo como coordenador Marcelo Walnier, e que posteriormente convidará a sociedade organizada a participar pois o planejamento se estenderá não apenas para esta gestão, mas também para as vindouras.
O PDI tem o objetivo de transferir práticas de gestão e tecnologia aos municípios de Mato Grosso, entre elas, a implantação do Planejamento Estratégico. Ao todo o programa, que foi lançado em junho deste ano, possui cinco macro projetos de modernização interna e de melhoria dos indicadores sociais. São práticas de administração gerencial que deram muito certo no Tribunal de Contas e que farão a diferença nas administrações municipais.
Sapezal segue o mesmo curso dos oito maiores municípios do Estado que haviam aderiram ao PDI no dia 20 de junho e já iniciaram os cursos de capacitação e o planejamento estratégico, com acompanhamento de técnicos do TCE-MT. São eles: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Garças, Sinop, Sorriso, Cáceres, Tangará da Serra. Cuiabá já vem fazendo a lição de casa e a secretaria municipal de Fazenda elaborou o Planejamento Estratégico desde 2009. “ Usando a mesma tecnologia, a prefeitura de Cuiabá aumentou a arrecadação do IPTU de R$38,00 em 2009 para R$90,00 depois de três anos. Os dados demonstram que melhora muito a eficiência.
Além dos softwares do Planejamento Estratégico, que são disponibilizados a todos os gestores, é incluso o acesso ao sistema Geo-Obras, que permite a fiscalização simultânea de obras que estão sendo realizadas no Estado e ainda a sessão de uso do malote digital, que aumenta a celeridade no envio de documentos, produzindo a economia de papéis e contribuindo para o meio ambiente. O que o PDI garante é uma gestão organizada e que na ponta melhora os serviços de educação, saúde, segurança.